Um levantamento no Facebook dos pré-candidatos a deputado federal da região, Bruna Furlan (PSDB), Renata Abreu (Podemos), De Paula (PSDB), Saulo Góes (PROS) e Valmir Prascidelli (PT), mostra ações diferenciadas no uso da ferramenta da rede social: uns preferem longos textos outros investem em vídeos.
Para o pesquisador e diretor do Internet Lab, centro de pesquisa independente em direito e tecnologia, Francisco Brito Cruz, as personalidades políticas devem se atentar para o uso estratégico das redes sociais e perceber o que o seguidor gosta de ler. “O administrador da fanpage tem que perceber o engajamento para entender a vontade dos internautas. É preciso uma reflexão do que o candidato quer passar e ter em mente que textos longos alguns leem, outros não”, explicou Cruz.
A deputada Bruna no “Face” investe em textos longos e muitas vezes somente uma foto relacionada ao assunto abordado. Por outro lado, Prascidelli prefere utilizar bastantes recursos de vídeos em suas publicações.
Já Renata Abreu mostra ser uma usuária assídua do Facebook utilizando textos curtos e explorando diversas postagens com vídeos.
Enquanto quem está no exercício do mandato enaltece seus atos, os postulantes começam timidamente a fazer uso das redes sociais.
O ex-vereador de Barueri, Góes, aproveita o canal digital para apontar problemas da cidade e parabenizar municípios da região e resgatar ações quando foi parlamentar.
Já De Paula não utiliza muito a rede social e quando faz uso enaltece atos do mandato.