Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

POLIOMELITE: tem vacinação em Santana de Parnaíba até 14 de junho

Logo Giro

Procura a unidade de saúde mais próxima de sua residência para imunizar seu filho contra a poliomelite. Doença pode paralisar membros

Seu filho já tomou a famosa gotinha? Caso não, programe-se porque a campanha de combate à poliomielite em Santana de Parnaíba vai até 14 de junho. A vacinação é a única forma de prevenção da doença. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas.

As vacinas continuam sendo a maneira mais segura e eficaz para a prevenção da doença. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para proteger os pequenos. Para os menores de 1 ano, os pais devem aproveitar para atualizar a carteira de vacinação.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

Poliomelite

VocÇe sabe o que é a poliomelite, também chamada de paralisia infantil? Ela é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.

Em casos mais graves, a poliomelite pode causar paralisia dos membros inferiores. Os sintomas mais frequentes são: febre, mal-estar, dor de cabeça, dores de garganta e no corpo, vômitos e diarreia.

Segundo o Governo Federal, a falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus. As sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, não tendo cura e podendo até causar a morte da pessoa infectada.

POLIOMELITE: tem vacinação em Santana de Parnaíba até 14 de junho
A falta da vacina contra a poliomelite pode levar à paralisação dos membros inferiores (Divulgação/Freepik)

As principais sequelas são:

  • Problemas e dores nas articulações;
  • Pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão;
  • Crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose;
  • Osteoporose;
  • Paralisia de uma das pernas;
  • Paralisia dos músculos da fala e da deglutição, provocando acúmulo de secreções na boca e na garganta;
  • Dificuldade de falar;
  • Atrofia muscular; e
  • Hipersensibilidade ao toque.
POLIOMELITE: tem vacinação em Santana de Parnaíba até 14 de junho
O bairro do Ingaí, próximo de Aldeia da Serra, possui uma Unidade Básica de Saúde (Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail