Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri: vacinação contra Poliomielite inicia em 27 de maio

Logo Giro
Poliomielite gov estado de sp
Vacinação contra Poliomielite ocorre em todas as UBSs de Osasco (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Campanha de imunização contra poliomielite vai até o dia 14 de junho de 2024 e visa conter o risco de reintrodução do vírus no Brasil; confira

Começa na próxima segunda-feira (27), em Barueri, contra a poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil. A ação vai até o próximo dia 14 de junho de 2024 e visa conter o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

Na cidade, a vacina será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento da unidade. Enquanto no sábado, dia 8 de junho, haverá o “Dia D”, com mobilização nacional, onde haverá atendimento também em postos volantes nos bairros de Alphaville e Aldeia da Serra. 

Por meio da campanha, haverá mais uma oportunidade para proteger as crianças com até quatro anos, 11 meses e 29 dias dessa doença incurável e extremamente incapacitante.

Importância da vacinação contra poliomielite

“Ao longo dos últimos anos algumas doenças voltaram a assustar o Brasil em meio ao negacionismo e as baixas taxas de vacinação. A poliomielite é uma das que mais preocupam as autoridades sanitárias”, ressalta a administração municipal de Barueri.

A patologia é considerada contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções, como a saliva. 

poliomelite vacinação agencia brasil
Crianças poderão ser imunizados até 14 de junho (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Os sintomas mais frequentes de quem contrai a enfermidade é febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite.

Leia Mais: Arraiá de Barueri acontece entre os dias 12 e 24 de junho

Nas formas mais graves acontecem as paralisias musculares e os membros inferiores são os mais afetados. O tratamento inclui repouso, analgésicos e ventiladores portáteis, mas a doença não tem cura. A única forma de se evitar a pólio é a vacina.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail