Em tempos de pandemia, muitos apaixonados estão optando por evitar o contato pessoal mesmo quando a comemoração é do Dia dos Namorados, que acontece nesta sexta-feira, 12.
Comemorar após a Dia dos Namorados foi uma opção para a estudante Giulia de Brito Roveri, 20, moradora do Jardim Brasília e seu namorado Tiago Feliciano Floriano, 21, morador de Quitaúna, ambos de Osasco. “Vamos comemorar após a data porque também celebraremos aniversário de namoro. Então vamos fazer dois em um”, explica Giulia.
Para ela o mais difícil foi no início da quarentena quando chegaram a ficar mais de um mês longe um do outro. “No começo nós ficamos com medo de nos ver, pois temos pessoas do grupo de risco na família. Depois desse tempo passamos a nos ver com maior frequência, mas seguindo todos os cuidados recomendados”, garante.
A telefonista Susan Carla dos Santos, 42, moradora do Parque Continental que namora Sandro Lourenço, 44, morador de Jandira disse que também não pretende comemorar no dia. “Por conta da pandemia nós não passamos juntos, nem no aniversário dele, nem no meu aniversário, nem na Páscoa e agora não nos veremos no Dia dos Namorados. Mas, assim que acabar tudo isso marcarmos uma viagem de pelo menos uma semana e comemorar tudo de uma vez”, garante Susan.
Dia dos Namorados Virtual
Pesquisa feita pela Capital Research, empresa de investimentos, mostrou que por causa das medidas de isolamento social de prevenção à covid-19, 53% das pessoas pretendem comemorar o Dia dos Namorados virtualmente este ano, enquanto 33% disseram que vão se encontrar pessoalmente e 13% afirmaram que não vão celebrar o dia.
Os presentes também serão comprados online para 43% dos participantes. Enquanto apenas 6% o farão em shoppings. No ano passado, 21% adquiriam os presentes pela internet e 34% o fizeram em centros comerciais.
Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, 60% dos donos de lojas do estado preveem queda de 40% nas vendas em relação ao ano passado nesta que é uma das datas que tradicionalmente mais movimenta o comércio nacional.
Já os cinemas, um dos serviços que mais atraem público aos shoppings, também devem sofrer impacto neste Dia dos Namorados.
Segundo a pesquisa, apenas 6% responderam que vão comemorar o dia 12 de junho em frente à telona, enquanto 28% disseram ter feito isso em 2019.
Com base no faturamento do setor no ano passado, revelado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), estima-se que o setor já tenha perdido R$ 675 milhões, considerando os três meses de fechamento até aqui.
Enquanto os cinemas sofrem, as lives ganham espaço, com a preferência de 37% para um programa de casal, nesta sexta-feira, ante 7% na mesma data no ano passado.
O levantamento foi realizado de forma 100% virtual e contou com mais de 8 mil respondentes, em todas as regiões do Brasil, sendo 44% residente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Editado com dados da Agência Brasil