Começou a funcionar oficialmente, nesta quinta-feira, 24, três varas judiciais na Comarca de Santana de Parnaíba. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Manoel Pereira Calças, participou da solenidade de instauração.
Segundo o TJSP, as novas varas darão mais agilidade ao andamento processual, aprimorando a prestação jurisdicional na região.
Para viabilizar a instalação das três unidades na comarca, o Órgão Especial do TJSP aprovou o remanejamento de varas criadas e não instaladas na Capital. Foi considerado o movimento judiciário na comarca, responsável por atender demandas dos municípios de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, que, juntos, têm aproximadamente 158 mil habitantes e área territorial 179 mil km².
“Estávamos entre as comarcas com maior déficit de estrutura do Estado. Além da grande população, nossa região tem muitas indústrias e empresas. A instalação de três varas coloca Santana de Parnaíba no patamar necessário para atendermos a comunidade local em tempo adequado”, afirma a juíza da 1ª vara, Natália Assis Mascarenhas, que também é diretora do fórum.
As varas agora instaladas serão comandadas pelos juízes José Maria Alves de Aguiar (2ª), Roseane Cristina de Aguiar Almeida (3ª) e Fábio Martins Marsiglio (4ª). A comarca faz parte da 1ª Região Administrativa Judiciária – Capital (1ª RAJ), que tem o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho como diretor.







