Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião mostra que o Giro S/A é visto como um jornal de credibilidade pela grande maioria dos leitores que o acompanham. Os dados foram levantados em entrevistas realizadas nos dias 5 e 7 de janeiro, a pedido do jornal.
Entre aqueles que conhecem o jornal, 79% afirmaram que o Giro S/A é um veículo de credibilidade, e 9% não souberam responder, enquanto apenas 12% disseram ter pouca credibilidade.
O levantamento foi realizado em quatro cidades por onde o Giro S/A circula: Barueri, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba, e o maior índice de confiança veio de Barueri com 87,8% e o menor em Osasco, mas ainda acima dos 70%.
O resultado também reflete a avaliação dos leitores quanto ao conteúdo. Quem conhece o Giro S/A afirma que as matérias são ótimas ou boas (78%). Outros 17% consideram o conteúdo da publicação regular, e apenas 2% acham ruim ou péssima as matérias do semanário. Em Barueri, 85,4% avaliam positivamente o conteúdo.
A linha editorial do veículo é aprovada por 74% e 68% daqueles que conhecem o Giro S/A afirmam que é fácil encontrá-lo. Foram entrevistados 402 pessoas e 40% afirmaram conhecer o jornal.
“Estamos felizes com esse resultado, após 9 anos no mercado. Estamos entre os grandes, mesmo sendo uma das mais novas publicações da região. Sabemos que estamos no caminho certo e vamos continuar priorizando a qualidade das informações, num formato fácil de manusear e com um projeto gráfico agradável”, explicou a Publisher, Cláudia Azevedo. Ela também disse que deve investir ainda mais nas plataformas online, neste ano. “Queremos que esse precioso conteúdo esteja cada vez mais próximo de nossos leitores, agregando valor aos nossos parceiros comerciais”, concluiu.
Jornal aparece como um dos mais lidos na região
O Giro S/A foi o único jornal a pontuar nas quatro cidades (Barueri, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba) quando o Instituto Opinião Pesquisa questionou qual jornal da região impresso ou web jornal você lê com mais frequência. Nas respostas das quatro cidades, o Giro S/A foi mencionado por 10,26%, seguido do Diário da Região com 8,28% e da Folha de Alphaville com 7,95%.
“Entre as circulações regionais com maior destaque, o Giro evidencia capilaridade superior, por ser o único a pontuar em todas as cidades estudadas”, avalia Nilton Cesar Tristão, do Instituto Opinião. Na avaliação de cidade por cidade, o Giro S/A foi o primeiro em Barueri, mencionado por 18,75% dos leitores de jornal, e ocupa a segunda posição em Cotia e Santana de Parnaíba. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.
Entre os leitores que afirmam acompanhar o Giro S/A com mais frequência estão 12,28% das mulheres, ante 9% entre os homens. A maior fatia também está entre as idades de 35 a 44 anos, com 15,28% de quem respondeu. O jornal também atingiu maiores porcentagens quanto maior a faixa de renda, com 12,87% entre quem recebe acima de R$ 3,5 mil.
Bastidores
Osasco
O leitor do Giro S/A em Osasco foi o que mais citou a editoria de política como o que mais gosta no jornal (37,84%). Em Barueri e Cotia há empate entre política e notícias da cidade. Em Santana de Parnaíba, Cidades teve 23,33% ante 13,33% de política.
Amor e ódio
Curiosamente, apesar de política aparecer a frente, ela também é a mais rejeitada, no conteúdo em que as pessoas menos gostam de ver no jornal (8,26%).
Redes
O Instituto Opinião também questionou sobre a presença dos moradores nas redes sociais. 70% deles têm página no Facebook e 83% utiliza o WhatsApp. No caso do Instagram, o uso diminui para 41% os moradores.
Hábito
Entre os entrevistados, 11% afirmaram que leem de 8 a 15 dias por mês e 14% disseram buscar informações nos jornais em mais de 15 dias. A maioria (50%) diz que leem no máximo até 7 dias no mês. Por outro lado, 25% disseram não ler jornal impresso. Quanto a estar informado, 60% dos moradores afirmaram que sim.
gosto e necessidade
Política e informações da cidade dividem leitores
De acordo com o Instituto Opinião, 22,96% dos leitores do Giro S/A gostam mais da editoria de política, seguido de 18,52% que buscam as informações da cidade e notícias regionais. No entanto, outros 7,41% gostam de informações do cotidiano, e o cenário reflete o interesse dos leitores no geral. Quando computados também os entrevistados que não conhecem o Giro S/A, 15% disseram que sentem necessidade de ser mais informados sobre política. Sentem falta também da segurança (8,61%) e mais informações sobre saúde (7,62%).
circulação
Jornais gratuitos são preferidos de 59%
A presença dos jornais impressos gratuitos se tornou algo comum e uma preferência nas cidades da região oeste. Os dados do Instituto Opinião mostram que 60% dos entrevistados em Barueri, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba preferem as publicações sem custo do que os jornais pagos, que tiveram 16% das menções. Segundo a pesquisa, 18% considera tanto os pagos, quanto os gratuitos, como importantes, enquanto 7% afirmou se informar apenas pela web.
cenário
Política é o tema mais procurado por leitores nos jornais regionais
De acordo com o levantamento do Instituto Opinião, a maioria os leitores das cidades de Barueri, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba buscam nos jornais regionais notícias sobre a política. Foi o que responderam 55% dos entrevistados. O noticiário esportivo veio na sequência com 39% das menções, próximo também do interesse em Cultura e Arte (34%), Economia (34%). Por outro lado, os leitores citaram ‘Cotidiano da Cidade’ (32%) e Polícia e Segurança (30%), temas que costumam estar ligados à editoria de Cidades. Outros 18% buscam nas edições da região informações sobre Turismo e Viagens, 12% os classificados e 0,3% fofocas.