giro

Pagar o IPVA à vista com desconto ou parcelar?

Logo Giro

Proprietários de veículos já sabem que todo início de ano é momento de pagar o IPVA, um dos impostos que mais pesam no bolso. E pode surgir aquela tradicional dúvida: o que vale mais a pena, parcelar ou pagar à vista com desconto?

No estado de São Paulo, os contribuintes que realizarem o pagamento do imposto em cota única, em janeiro, terão um desconto de até 3% no valor. Os proprietários podem ainda realizar o parcelamento do tributo, dividido em janeiro, fevereiro e março. As datas são definidas conforme o final da placa do veículo. O pagamento em cota única pode ser feito em fevereiro, mas essa será paga sem nenhum desconto. 

LEIA MAIS: confira mais sobre o IPVA 2020 e o calendário de pagamento

Quem tem carro ou moto precisa ficar atento, logo no início do ano, para planejar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020. A consulta ao valor pode ser feita em qualquer rede bancária (pela internet ou agências) com o número do Renavam.

Agostinho Pascalicchio, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que se o pagamento for à vista e tiver desconto igual ou maior que 5%, com certeza vale muito mais a pena escolher essa opção. “Agora, em caso da pessoa não ter condição de realizar o pagamento à vista, obviamente o parcelamento se torna necessário, apesar de não ter nenhuma vantagem a curto prazo”, opina.

Ricardo Rocha, professor de finanças do Insper, sugere a prevenção. “Sempre recomendo pagar o IPVA à vista e tem um truque fácil: vale até deixar o dinheiro na poupança. Um ano antes, pega o valor do imposto, divide por 12 e aplica todo mês aquele montante e no outro ano paga à vista, com desconto.”

Receba nossas notícias em seu e-mail