giro

Outono será marcado por chuva acima da média

Influência do El Niño traz estação com calor mais elevado este ano. Frio só deve vir em maio
Quinta-feira de chuva fina: tendência da estação – Foto: Edivaldo Santana/GIRO S/A

O outono começou nessa quarta-feira (20). Em 2019, a estação será influenciada por águas mais quentes do que o normal no Oceano Pacífico. “Esse fator implica em chuva acima da média no acumulado de junho”, afirma Patricia Vieira, técnica em meteorologia da Somar Meteorologia.
Segundo Patricia, trata-se de algo diferente do observado no outono do ano passado, quando a estação foi influenciada pelo final de um La Niña. “Além disso, 2018 teve chuva inferior à média na maioria das cidades da região Oeste. Vale salientar ainda que a chuva não acontecerá durante todo o outono. A precipitação será mais significativa no início da estação, mas depois perde força”, detalha a técnica da Somar.
Com relação à temperatura, o Brasil também terá uma estação com calor acima da média, ainda sob influência do El Niño. “Mas como o fenômeno é fraco, os episódios de frio serão mais espaçados, mas que podem ser intensos, começando a partir de meados de maio”, destaca.
O primeiro declínio da temperatura da estação – com valores modestos – começou a partir da última quinta-feira, com a entrada de uma massa de ar frio. “Essa massa produzirá uma das temperaturas mais baixas do ano até o momento. Coincidentemente, as pessoas associarão a mudança no calendário com o aumento do frio na ocasião”, afirma Patricia.
Nesta sexta (22) a previsão é similar à quinta-feira: tempo nublado com chuvas isoladas ao longo do dia. O tempo melhora um pouco no fim de semana, ensolarado entre nuvens e, por causa da elevação de temperatura, possibilidade de trovoadas à tarde e à noite. Mínima na casa dos 20ºC e máximas até 30ºC.
O outono iniciou às 18h58 do dia 20, horário de Brasília. Para quem não sabe, esse horário da mudança da estação está relacionado com a astronomia. “Nesta data, os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de energia vinda do Sol (momento chamado de equinócio). Além disso, em 20 de março, o dia e a noite têm 12 horas de duração em todos os pontos do globo”, finaliza a técnica em meteorologia.