Entre as onze cidades da região oeste de Grande São Paulo, que fazem parte do consórcio Cioeste*, Osasco segue na liderança com a maior população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou na última sexta-feira (27) estimativa das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. O Instituto projeta Osasco com 701.428 habitantes, tendo como referência a data de 1º de julho.
Na sequência aparece Carapicuíba, que possui a segunda maior população do Cioeste, com cerca de 405 mil pessoas. Barueri, a terceira maior, 279 mil. As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados.
A região metropolitana de São Paulo segue sendo a mais populosa do País, com 22,04 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,19 milhões), Belo Horizonte (6,04 milhões), e da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,75 milhões). No total, a estimativa da população brasileira, de acordo com esses dados divulgados pelo IBGE, chegou a 213,3 milhões.
*Cidades do Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.







