As experiências com as primeiras grades ocorreram na avenida Narciso Sturlini, número 200, nos arredores da Prefeitura de Osasco; saiba mais
Osasco iniciou testes de utilização de grades de retenção de lixo nas bocas de lobo da cidade. A medida visa conter resíduos, como sacos plásticos, latas, garrafas pets, restos de comida ou lixo comum, cheguem aos rios que perpassam o município.
A ação foi divulgada na terça-feira (20). Segundo a administração municipal, o equipamento também procura prevenir futuros entupimentos nas galerias pluviais, evitando assim alagamentos na localidade.
As experiências com as primeiras grades ocorreram na avenida Narciso Sturlini, altura do número 200, nos arredores da Prefeitura. O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), e os secretários Persival Santi (Serviços e Obras – em exercício) e Thiago Silva (Comunicação), acompanharam a ação.
Osasco: sobre as novas grades de retenção de lixo nas bocas de lobo
Ainda segundo a administração municipal de Osasco, trata-se de uma iniciativa ambientalmente consciente.
Por meio do objeto, entre outros resultados, pretende-se combater um dos transtornos urbanos mais persistentes: o acúmulo de resíduos sólidos que podem causar obstruções nos sistemas de drenagem, ocasionando os alagamentos.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Equipamento procura evitar o entupimento de bocas de lobo (Caio Henrique/Secom Osasco)
Além disso, essa medida pode diminuir a frequência com que as galerias precisam ser limpas, trazendo economia de recursos e tempo para a administração municipal.
“Iniciativas simples que vão ajudar nossa cidade a evitar alagamentos. Em fase de testes, já estamos implementando esses cestos em alguns pontos do município. Mas o mais importe é não jogar lixo nas ruas”, afirmou Rogério Lins.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.