Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Terminal de Osasco terá campanha de prevenção ao suicídio

Logo Giro
Atividades acontecem das 9h às 13h em Osasco (Divulgação/Freepik)

Em apoio ao Setembro Amarelo, na sexta-feira (15), usuários do Terminal Luiz Borlolosso, em Quitaúna, participam de ações gratuitas. Veja a programação

O mês de setembro é conhecido como o “Setembro Amarelo”, período dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio. Em apoio a essa causa crucial para a saúde mental da população, a cidade de Osasco terá ações de conscientização e apoio emocional em um importante terminal de transporte público, o Luiz Bortolosso, localizado na avenida dos Autonomistas, 7.130, no bairro Quitaúna.

A iniciativa é uma parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama (NEPSAR), o Instituto Bem Querer Mulher (BQM) e a Proz Educação.

Na próxima sexta-feira, 15 de setembro, das 9h às 13h, os usuários do Terminal Luiz Bortolosso terão acesso a testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial, promovendo uma abordagem abrangente à saúde.

Entre as atividades planejadas, haverá a distribuição de folhetos informativos, rodas de conversa para discutir temas que podem levar ao suicídio, como violência doméstica, além do encaminhamento para apoio psicológico e jurídico, se necessário.

Parcerias
Para alcançar o objetivo de orientar e apoiar a população, a EMTU estabeleceu parcerias com instituições especializadas, reconhecendo a importância de abordar questões relacionadas às saúdes física e mental.

  • NEPSAR (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama): Uma empresa privada que oferece formação profissional em sociopsicodrama, com cursos de nível livre e pós-graduação (Lato-Sensu).

  • BQM (Instituto Bem Querer Mulher): Um programa do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes) que atua no enfrentamento à violência de gênero e intrafamiliar no Brasil, oferecendo suporte multidisciplinar, incluindo assistências social, psicológica e jurídica, além de geração de renda.

  • Proz Educação: Uma instituição formada pela união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG), com mais de dez anos de experiência na formação de estudantes.

Dados alarmantes: veja a dimensão do suicídio
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem anualmente por suicídio em todo o mundo, superando as estatísticas de mortes por HIV, câncer de mama e homicídios.

Além disso, dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022 revelam um aumento de 49,3% no número de suicídios entre adolescentes de 15 a 19 anos no Brasil no período de 2016 a 2021. Essas estatísticas ressaltam a importância da conscientização e prevenção do suicídio.

Carta oficial da Campanha Setembro Amarelo e ato em defesa do combate ao suicídio (Divulgação / Reprodução Facebook Campanha Setembro Amarelo / Tânia Rêgo / Agência Brasil)

De acordo com o site “setembroamarelo.com“, no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Origem e significado do “Setembro Amarelo”
A campanha “Setembro Amarelo” teve início em 2013 e foi oficialmente incluída no calendário nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Seu principal objetivo é sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, promovendo ações que destaquem a importância do diálogo, do apoio emocional e da busca por ajuda profissional.

Sobre o Terminal Luiz Bertolosso, em Osasco

Com a presença do governador do Estado de SP à época e autoridades, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos de São Paulo) entregou à população o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso, localizado em Osasco, em agosto de 2017.

Terminal de Osasco terá campanha de prevenção ao suicídio
Terminal Luiz Bortolosso (Foto: Alexandre Carvalho / A2img / Divulgação Governo de SP)

O empreendimento foi inaugurado para atender um total de 52 linhas de ônibus, das quais 40 são metropolitanas e 12 municipais. O terminal faz parte do Corredor Itapevi-São Paulo e, segundo o governo estadual, inicialmente tinha a capacidade de atender, em média, 250 mil passageiros por mês.

As linhas atendidas são integradas ao sistema viário do município e à Linha 8-Diamante da ViaMobilidade. O investimento total na obra foi de R$ 29 milhões.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail