Search
Close this search box.
giro

Osasco será contemplada com duas estações do Metrô, afirma prefeito Rogério Lins

Logo Giro

Segundo o Metrô, ao todo, Linha 22-Marrom terá 29 quilômetros de extensão, 19 estações e um pátio com capacidade para 52 trens. Objetivo é atender 649 mil usuários por dia

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), anunciou em suas redes sociais que o município será contemplado com duas estações da linha 22-Marrom do Metrô. A informação foi divulgada nesta noite de terça-feira (6).

As estações serão a Santa Maria e Victor Civita, ambas na zona sul do município. “Mais um sonho se tornando realidade! Projeto em fase de licitação da nova Linha 22-Marrom do Metrô, passando por Osasco com 2 estações”, afirmou a gestor público.

Na sexta-feira (2), o presidente do Metrô, Silvani Pereira, divulgou em suas redes o mapa preliminar da obra, com traçado modificado, em que mostra a ligação de Cotia, passando pelo bairro Granja Viana, passando também pela Universidade de São Paulo (USP). A rota terá integrações com as linhas 4-Amarela em Faria Lima, 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, 20-Rosa em Teodoro Sampaio e com a 2-Verde em Santuário Nossa Senhora de Fátima–Sumaré.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rogério Lins (@rogeriolinsoficial)

No esboço original, a linha não passava pela USP e não havia as estações Santa Maria e Victor Civita, em Osasco. Ao todo, são 29 kms de extensão, 19 estações e um pátio de trens, com 52 trens. Objetivo é atender 649 mil usuários por dia. Não foi divulgado o prazo para início das obras.

Planos para 2028

Conforme adiantado pelo Giro em outubro de 2020, o empreendimento até então chamado de Linha 22-Bordô havia sido anunciado pelo governo do estado de São Paulo em 2019, no entanto, os rumores sobre o projeto surgiram ainda em 2013.

De acordo com documento divulgado pelo Metrô em 20019, a rota 16 quilômetros teria extensão e 13 estações, sendo elas: Hebraica-Rebouças, Butantã, Corifeu, Vila Indiana, Bonfiglioli, Jardim Maria Luiza, Educandário-Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia e Granja Viana. Ao todo, 25 trens irão operar na linha que ligará a avenida Rebouças, na capital, à rodovia Raposo Tavares.

Com orçamento de R$ 13,7 bilhões, o Metrô estima atender mais de 447,7 mil passageiros por dia, uma vez que o percurso estará integrado com as linhas 4-Amarela, 20-Rosa do Metrô e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Na época, ao Giro, o Metrô informou que o projeto da Linha 22-Bordô seria atualizado, previsto para ser divulgado em 2021. Já o lançamento da estação ficaria para 2028.

Receba nossas notícias em seu e-mail