giro

Osasco Plaza: Câmara propõe comissão para acompanhar investigações sobre desabamento

Logo Giro
Vereadores cobraram rigor das autoridades na apuração das causas do acidente (Leandro /Giro S/A)

Peritos que analisam a estrutura do shopping para descobrir o que provocou o desabamento na última quarta-feira (8). Parlamentares cobram apuração rigorosa

Os vereadores de Osasco decidiram, durante sessão realizada ontem (9), formar uma comissão para acompanhar as investigações para saber o que motivou o desabamento de parte do teto do Shopping Osasco Plaza, na tarde de quarta-feira (8).

O acidente não deixou vítimas e o local segue interditado e com o alvará de funcionamento cassado até que as autoridades apresentem um laudo atestando se há ou não condições de reabertura do centro de compras ou se toda estrutura está comprometida.

O presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos) lembrou da explosão há 27 anos que deixou 42 mortos e diversos feridos.

“Ontem lembrei quando, há 27 anos, tivemos 42 vítimas fatais na explosão. Precisamos montar uma comissão para acompanhar de perto as investigações sobre o que aconteceu. Também precisamos sensibilizar o prefeito, junto a administradora, porque não tivemos vítimas fatais, mas o prédio pode estar condenado e há pais e mães de famílias ali que precisam de seu sustento, fruto de seus trabalhos naquele lugar”, pontuou.

O parlamentar comentou que está tramitando na Casa um projeto de auxílio às vítimas de enchentes e que talvez, seja necessário desenvolver um projeto para amenizar os prejuízos de lojistas e funcionários do Shopping. “O prédio deve ficar fechado por um bom tempo e são centenas de trabalhadores e dezenas de lojistas que precisam sobreviver”, completou.

A vereadora Cristiane Celegato (Republicanos) também lamentou a ocorrência no Shopping e elogiou a postura do Prefeito Rogério Lins pela mobilização realizada no atendimento do acidente. “Foi muito importante a postura do Prefeito Rogério Lins ao suspender e cassar o alvará de funcionamento do shopping até que tudo seja esclarecido. E foi rápida a mobilização de uma força tarefa para atender a ocorrência. Que sejam dadas respostas sobre esse acidente”, falou.

Já o vereador Emerson Osasco (Rede) reforçou a importância de uma apuração rigorosa dos fatos. “Nós precisamos apurar e punir os responsáveis e não podemos deixar isso passar”, afirmou.

Presidente da Comissão Permanente de Obras e Administração Pública da Câmara Municipal, o vereador José Carlos Santa Maria (Patriota) reforçou a necessidade de acompanhar as investigações e falou que, devido ao fluxo de consumidores no calçadão, é preciso uma atenção maior aos comércios da região.

“Nós precisamos estar atentos a essas ocorrências e sei que o prefeito é sensível a esses problemas. Precisamos de uma fiscalização forte. Perdemos em movimento apenas para a rua 25 de março, o movimento ali no calçadão é grande. Tivemos sorte em não termos vítimas, mas precisamos prevenção e fiscalização rigorosa nos comércios da região”, finalizou.

História marcada por tragédia

Na manhã de quinta-feira (9), em entrevista à rádio BandNews FM, Joni Matos Incheglu, que compõe o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), não descartou a possibilidade de condenar toda a estrutura do Osasco Plaza Shopping. O órgão irá realizar ainda nesta quinta-feira uma nova vistoria no estabelecimento.

Essa não é a primeira tragédia envolvendo o local. Em 1996, um vazamento de gás provocou uma explosão que deixou 42 mortos dentro Osasco Plaza Shopping. Em 2015, o teto de uma das lojas desabou, porém, não houve feridos.

Receba nossas notícias em seu e-mail