Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Osasco: Passe Emprego auxilia desempregados e estudantes

Logo Giro
Apontada como uma das cidades que mais geram emprego na Grande SP, população de Osasco chegou a 744 mil habitantes (Franscisco Cepeda / Giro)

Segundo balanço da Prefeitura, projeto beneficiou 270 trabalhadores em busca de uma vaga e 120 estudantes de cursos de qualificação

Na última semana, de acordo com balanço divulgado pela Prefeitura de Osasco, desde março deste ano, o Programa Passe Emprego atendeu 270 trabalhadores desempregados que se inscreveram para vagas de emprego nos Portais do Trabalhador do município, além de 120 alunos matriculados nos cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda.

Com população de 743.432 mil habitantes, Osasco se tornou um dos maiores polos geradores de vagas de trabalho com carteira assinada na Região Metropolitana de São Paulo, principalmente com a chegada de empresas gigantes do setor de tecnologia. E para os trabalhadores que estão em busca de uma oportunidade, a administração municipal criou o projeto.

Como solicitar o Passe Emprego?

O programa beneficia pessoas desempregadas da cidade que residem a uma distância superior a 3 km do local onde ocorre o curso de qualificação profissional ou onde será realizada a entrevista de emprego. Os interessados não podem estar recebendo seguro desemprego e sua renda não deve ultrapassar 50% do salário-mínimo vigente (não incluindo aposentadoria ou outros benefícios governamentais).

Osasco: Passe Emprego auxilia desempregados e estudantes
munícipes que atendem aos critérios têm direito a um cartão do Passe Emprego (Marcelo Deck / Secom / PMO)

Os munícipes que atendem aos critérios têm direito a um cartão que cobre os 5 dias do curso, com passagens de ida e volta de sua residência até o local do curso. Para as entrevistas de emprego, o cartão é carregado com quatro passagens do transporte municipal (duas idas e duas voltas).

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda é responsável pelo encaminhamento dos candidatos para as entrevistas de emprego, e os cartões são emitidos pelas empresas de ônibus do município, como a Auto Viação Urubupungá e a Viação Osasco.

LEIA TAMBÉM: Gusttavo Lima em Osasco: embaixador estará no Oz Festival

Trabalhadores desempregados: para solicitar o benefício, o munícipe deve apresentar documentos como: tiragem de quilometragem pelo Google Maps para confirmar os 3 km; RG e CPF; e comprovante de residência em nome do solicitante ou responsável (contas de luz, água, telefone, gás, IPTU).

Estudantes: no caso dos alunos dos cursos de qualificação, o requerimento do passe deve ser feito no momento da inscrição. A resposta quanto ao deferimento pode ocorrer imediatamente ou antes do início do curso. Já os candidatos em busca de emprego recebem a resposta imediata e, se atenderem aos critérios, recebem a carta de encaminhamento e o cartão com as passagens.

Para fazer a inscrição em um dos cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, acesse www.setre.cursos.fatecosasco.edu.br.

Osasco: Passe Emprego auxilia desempregados e estudantes
Cartões do Passe Emprego são emitidos pelas empresas de ônibus (Divulgação / Secom / PMO)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail