Depois de seguir as instruções de download e cadastro, o aplicativo terá algumas questões, como se o usuário possui diabetes, doença respiratória ou se apresenta sintomas como dificuldade de respirar, febre, tosse e dor de garganta. Com esses dados enviados, a pessoa vai aguardar um retorno às informações enviadas.
O tempo de retorno pode levar de 6 a 12 horas, caso a pessoa não seja do grupo de risco. Para os casos considerados urgentes (aqueles que estão no grupo de risco), de até 2 horas, e, em 1 hora, para os considerados urgentes (pessoas do grupo de risco).
Com base nas informações enviadas, o usuário irá receber o resultado da avaliação e as instruções a serem seguidas. Entretanto, a Prefeitura diz que a “autoavaliação” não representa um diagnóstico clínico. Esse só poderá ser feito apenas presencialmente nas unidades de saúde.
Em caso de dúvida, a pessoa deve ligar para o Disque Saúde 136 do Ministério da Saúde ou procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
“A rapidez no diagnóstico e no tratamento são fundamentais para minimizar os problemas causados pelo coronavírus. Com um sistema de autoatendimento, os osasquenses terão muito mais agilidade e segurança no atendimento”, completou o secretário de Saúde, Fernando Machado.
O aplicativo, por enquanto, está disponível somente para download no sistema Android e pode ser feito aqui.