Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Embarque fora do ponto de ônibus começa hoje em Osasco

Logo Giro
"Passageiro pode solicitar a parada do ônibus municipais em qualquer parte de itinerário", diz prefeito Rogério Lins (Ivan Cruz / Divulgação / Secom PMO)

Os passageiros poderão solicitar a parada do ônibus municipais em qualquer parte de itinerário após às 22 horas. Acompanhe os detalhes

Anunciada em 18 de julho pelo prefeito de Osasco, Rogerio Lins (Podemos), a medida criada com o objetivo de aumentar a segurança e a comodidade dos moradores da cidade que utilizam o transporte público durante o período noturno, começa a vigorar a partir das 22h desta terça-feira, 1º de agosto. Em publicação feita em suas redes sociais na tarde desta terça, o prefeito do município, Rogério Lins (Podemos), explicou como vai funcionar.

“Hoje, a partir das 22h, você pode solicitar a parada do ônibus municipais em qualquer parte de itinerário, trazendo mais conforto e segurança para todos, em especial para mulheres. Caso haja alguma falha neste primeiro dia de adaptação nos comunique”, destacou Rogério Lins.

Entenda as mudanças no transporte em Osasco

A iniciativa permitirá que os passageiros solicitem paradas em locais com maior circulação de pessoas, como em frente a comércios e condomínios, o que tornará o deslocamento mais prático e seguro, especialmente durante o período da noite.

Embarque fora do ponto de ônibus começa hoje em Osasco
Rogério Lins, prefeito de Osasco: “Caso haja alguma falha neste primeiro dia de adaptação nos comunique” (Divulgação / Reprodução Instagram)

Ainda segundo depoimento publicado pelo prefeito no mês passado, a medida tem como objetivo melhorar a segurança dos usuários, proporcionando maior flexibilidade para os embarques e desembarques em locais estratégicos, onde haja maior movimentação de pessoas. Além disso, a iniciativa busca proporcionar mais conforto aos passageiros, especialmente nos horários em que o transporte público pode ser menos frequente.

A expectativa é que, com a maior disponibilidade de pontos de embarque e desembarque, a mobilidade urbana seja aprimorada, beneficiando a população de maneira geral. Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota de ônibus em Osasco é de 2.568 veículos e a população da cidade ultrapassa os 744 mil habitantes.

Após período de teste, medida poderá ser ampliada
O prefeito Rogerio Lins informou que, caso a medida seja bem aceita na sua primeira fase, a prefeitura tem planos de estender o horário de embarque fora do ponto também para as primeiras horas da manhã, quando ainda está escuro e a disponibilidade de transporte público pode ser limitada.

Embarque fora do ponto de ônibus começa hoje em Osasco
Frota de ônibus de Osasco ultrapassa as 2,5 mil unidades segundo o IBGE (Ivan Cruz / Divulgação / Secom PMO)

A Prefeitura estará monitorando sua efetividade para avaliar a possibilidade de expansão do serviço para outros horários. A mudança promete reforçar a segurança dos passageiros que utilizam o transporte público na cidade.

LEIA TAMBÉM: Gusttavo Lima em Osasco: embaixador estará no Oz Festival

Embarque e desembarque segue as regras de trânsito
De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), o embarque e desembarque de passageiros segue as regras de trânsito e não é permitido em locais onde é proibido estacionar ou que comprometa o fluxo dos veículos e a segurança dos passageiros.

Além disso, a parada deverá estar dentro do trajeto regular da linha, não podendo haver desvio de itinerário. As empresas concessionárias ou permissionárias que não cumprirem a lei estão sujeitas a autuação e multa. A possibilidade dos passageiros escolherem o local mais seguro e acessível para o desembarque veio com a Lei nº 17.173//2019

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.