giro

Osasco e mais três cidades vizinhas terão transporte municipal gratuito neste domingo, 2

Logo Giro
Durante o pleito eleitoral, não cobrarão tarifa de transporte público Aurélio Cordeiro/Giro S/A)

Dos 39 municípios da Grande SP, sete confirmaram “Passe Livre” no dia das Eleições 2022. Vargem Grande Paulista, Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus também aderiram à iniciativa

Dos 39 municípios que fazem parte da Região Metropolitana da Grande SP, sete deles confirmaram “passe livre” no transporte público municipal neste domingo, 2, data das Eleições 2022. Dessas sete cidades, quatro delas fazem parte do consórcio Cioeste: Vargem Grande Paulista, Araçariguama, Osasco e Pirapora do Bom Jesus. A informação foi divulgada pelo programa “SPTV 2”, da Rede Globo, na noite desta sexta-feira (30). Vale ressaltar que em Vargem Grande Paulista o transporte público municipal já é oferecido gratuitamente à população e subsidiado pela prefeitura, porém, a cidade terá reforço da frota no domingo.

Durante o pleito eleitoral, além dos quatro municípios, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires não irão cobrar tarifas do transporte público durante o pleito eleitoral. Já Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, São Roque e a capital paulista, além de outros municípios que fazem parte da Região Metropolitana, também deverão reforçar a frota de ônibus.

EMTU, CPTM e ViaMobilidade
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), os transportes públicos terão um reforço no atendimento ao passageiro no domingo. O órgão estadual irá monitorar as operações para fazer ajustes na circulação de trens, conforme o aumento da demanda de passageiros. Além de menor intervalo entre trens, também está previsto reforço no efetivo da segurança, dos agentes de estação e nas bilheterias para atender ao público.

As cinco linhas operadas Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), funcionarão com intervalos médios de dez minutos. Em caso de aumento de passageiros de maneira atípica, haverá trens de prontidão para atender à demanda em todas as linhas.

Já as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) seguirão a programação de domingo, sem alterações na programação horária. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site ou no aplicativo da empresa disponível para iOS e Android.

A operação das Linhas 4-Quatro, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda administradas pela ViaMobilidade manterão operação equivalente à programação dos domingos, com o horário normal das 4h à 0h para as linhas de trens, com intervalos médios de dez minutos, e das 4h40 à 0h para as linhas de metrô. Caso necessário, será readequada a frota, por meio de trens extras ao longo das linhas e nos pátios. O quadro de funcionários será reforçado e distribuído em pontos estratégicos das estações e do interior dos trens.

Todas as linhas operadas pelo Metrô funcionarão normalmente das 4h40 à meia-noite. As frotas programadas para atender os passageiros serão as mesmas utilizadas num sábado e domingo comuns. Trens reservas entrarão em operação, se necessários.

Receba nossas notícias em seu e-mail