Osasco, Carapicuíba e Barueri vão receber centros de acolhida para pessoas em situação de rua

As três cidades foram escolhidas com base em critérios do Seade
Anúncio do repasse foi feito nessa segunda-feira (1) em coletiva no Palácio dos Bandeirantes (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Osasco, Barueri e Carapicuíba estão entre as 50 cidades que vão receber os R$ 500 mil do governo estadual, além dos mil itens de mobiliário, para implantação de alojamentos provisórios designados prioritariamente às pessoas em situação de rua devido à situação de pandemia do coronavírus. 

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1) pelo governador João Doria (PSDB).

Os critérios técnicos de priorização dos municípios elegíveis foram baseados no número de famílias e pessoas em situação de rua; a incidência de casos da Covid-19 e as projeções populacionais do Sistema SEADE para 2020, levando em consideração as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Cada município deverá firmar um Termo de Aceite para obter como benefícios emergenciais: a doação de 20 camas de solteiro e 20 colchões de solteiro, o repasse financeiro de R$ 10 mil e as orientações técnicas para a operação dos alojamentos provisórios. O custeio das unidades ficará a cargo das prefeituras.

Além do apoio financeiro e mobiliário, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, da Educação e da Saúde, lançou o “Manual de Procedimento para Instalação de Alojamento Provisório para Isolamento – API” visando orientar sobre as boas práticas sanitárias, de infraestrutura e recursos humanos para colaborar com a efetividade das medidas de isolamento social em áreas vulneráveis e de grande adensamento populacional.