giro

Barueri, Jandira e Osasco ficam abaixo dos 50% de isolamento

Logo Giro
Moradores de Barueri, cidade com menor taxa de adesão ao isolamento, pedem que prefeito decrete obrigatoriedade do uso de máscaras (Foto: Divulgação PMB)

Barueri, Jandira e Osasco alcançaram, respectivamente, 42%, 47% e 49% de índice de isolamento social. Os dados são do Simi – Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que atualiza diariamente índice de adesão ao isolamento social no Estado com base em dados de telefonia celular.

Os índices da região estão bem longe do ideal para se conter os avanços do coronavírus, que, segundo infectologistas deve ser de 70%.

Em vídeo publicado nas redes sociais na última quarta-feira, o prefeito Rubens Furlan (PSDB) justificou a baixa adesão da cidade ao isolamento  – a menor taxa de todas as cidades da região – à população flutuante, isto é, àqueles que só vem até a cidade para trabalhar. “Em relação ao isolamento, Barueri tem uma característica diferente. Temos uma população flutuante que dobra nossa população. Chega a ser de quase 300 mil pessoas. Lógico que nesse momento não são todos que estão vindo”, contradiz. Diante da baixa adesão ao distanciamento, em sua página do Facebook, muitos munícipes pedem que o prefeito decrete a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Veja os índices de isolamento de cada cidade referentes ao dia 30 de abril, atualizados em 1º de maio, às 14h42.

São Paulo: 47%

Osasco: 49%

Barueri: 42%

Cotia: 51%

Cajamar: 54%

Carapicuíba: 51%

Jandira: 48%

Itapevi: 50%

* Os dados são referentes a 104 cidades com mais de 70 mil habitantes.

Receba nossas notícias em seu e-mail