giro

​Osasco, Barueri, Cotia, Jandira e Carapicuíba oferecem melhores oportunidades educacionais, aponta estudo

Pesquisa "Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB 2021)" avaliou os índices educacionais de todas as cidades do Brasil
Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia, Jandira e Carapicuíba têm índices acima de 5 na pesquisa (Francisco Cepeda/Giro S/A)

No último dia 19 de outubro, a Comunidade Educativa Cedac, em parceria com a Metas Sociais e com a Conhecimento Social – Estratégia e Gestão divulgaram os resultados da pesquisa “Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB 2021)”. O levantamento é feito a cada dois anos e analisa os níveis de oportunidade educacionais oferecidas por municípios de todo o Brasil. As 11 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) foram avaliadas.

A pesquisa, que está em sua quarta edição, observa as conjunturas ligadas à educação oferecidas pelas cidades e a classifica em quatro categorias: Crítico, Atenção, Em Desenvolvimento e Otimizado.

Na região, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia, Jandira e Carapicuíba foram classificadas na categoria Otimizado. A marcação mostra, segundo o IOEB, mais oportunidades educacionais e avanço significativo na área da educação, entre os anos de 2019-2021.

Já Araçariguama, Cajamar, Itapevi e Vargem Grande Paulista estão classificadas na categoria em Atenção. Mesmo que tiveram mais oportunidades na área da educação, esses municípios quase não tiveram uma melhora expressiva desde 2017.

Pirapora do Bom Jesus foi a única classificada como Em Desenvolvimento. A especificação mostra que a cidade está tendo mais oportunidades educacionais e vem melhorando expressivamente seus índices.

“O índice é construído com base em um conjunto de fatores e seus respectivos pesos para avaliar a qualidade do ecossistema de educação, considerando indicadores de resultado educacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Ideb), taxa de matrícula no Ensino Médio, a escolaridade dos professores, a escolaridade média dos pais, entre outros”, explicou a Prefeitura de Cotia, em comunicado à imprensa.