De acordo com a Prefeitura de Osasco, ainda não há casos confirmados de febre amarela no município. Há, no entanto, uma suspeita de um caso importado da doença, de uma pessoa que esteve em Mairiporã, porém o laudo oficial deverá ser realizado pelo Instituto Adolpho Lutz com prazo de 10 dias para conclusão. Para ampliar a prevenção contra a doença, a administração municipal anunciou o aumento dos postos de vacinação.
A vacina é voltada preferencialmente para frequentadores de áreas de risco e viajantes nacionais e internacionais. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, realizada na segunda-feira, 15, com o secretário de Saúde, José Carlos Vido.
A nova etapa está montada para atender simultaneamente na zona Norte e na zona Sul e será iniciada nesta quarta-feira, 17/1, das 7h30 às 16h. Nessa nova etapa estarão atuando de forma integrada as policlínicas Norte e Sul e unidades básicas de saúde localizadas nos dois extremos da cidade. (Veja abaixo lista com datas, Unidades Básicas e respectivos bairros).
De acordo com Vido, a Secretaria de Saúde possui atualmente um estoque de 25 mil doses da vacina e foi feito um pedido de mais 70 mil doses ao governo do Estado para que seja adotada posteriormente a prática da vacinação global como forma de prevenção.
Vacinação contra febre amarela – 2ª etapa – De 17 de janeiro a 19 de janeiro
Das 7h30 às 16h00
ZONA NORTE DE OSASCO
Unidade Básica de Saúde do Portal (UBS Francisca Lima Lira)
Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, 100
Três Montanhas (UBS Dr. Adauto Ribeiro)
Rua Serra do Roncador, 62
ZONA SUL DE OSASCO
Vila da Justiça (UBS Lia Buarque Macedo Gasparine)
Santa Maria (UBS Santa Maria)
Rua Eugênio Pacelli, 1013
Policlíncas:
Zona Sul (Rua da Saudade, 100, Bela Vista)
Zona Norte (Avenida Getúlio Vargas, 990, Piratininga)
Foto: Andre Borges/Agência Brasília