Por meio das redes sociais, o prefeito Rogério Lins garantiu que novos equipamentos vão dinamizar o fluxo do trânsito em Osasco
Osasco contará nos próximos dias com seis novos semáforos inteligentes no trecho que corresponde aos cruzamentos da Avenida dos Autonomistas com a Avenida Maria Campos (em ambos os sentidos), embaixo do viaduto metálico, até o terminal de ônibus da Vila Yara, no encontro da Autonomistas com a Avenida Corifeu de Azevedo Marques (divisa com a capital). Toda a fiação dos aparelhos nesses pontos será aterrada.
LEIA TAMBÉM: Osasco e mais cinco cidades querem ampliar ensino integral
Segundo explicou Thiago de Oliveira Camargo, engenheiro e coordenador de projetos da ARC Sinalização e Engenharia de Trânsito, empresa responsável pela implementação, os aparelhos contam com software que possui detectores virtuais que calculam o espaço entre um veículo e outro (em movimento) e distribui melhor o fluxo em tempo real. Ou seja, se houver menor fluxo em determinado cruzamento, o aparelho automaticamente vai liberar a passagem para o lado oposto.
Acessibilidade em Osasco
Ainda de acordo com o engenheiro, nos locais dos novos semáforos serão feitas rampas com acessibilidade para facilitar a passagem de cadeirantes. Os novos controladores semafóricos, ainda segundo Thiago de Oliveira, contam com sistema nobreak, que os manterá em funcionamento por alguns minutos em caso de falta de energia elétrica.
O prefeito Rogério Lins acompanhou quinta-feira, 14/3, a instalação de um desses semáforos nas proximidades do viaduto metálico. “Esses aparelhos vão dinamizar o fluxo do trânsito nos principais cruzamentos da área central. Também vai diminuir (com o aterramento dos fios) o furto de cabos”, disse.
De acordo com a ARC, Osasco conta com 40 semáforos inteligentes espalhados pela cidade, distribuídos em avenidas como Autonomistas (alguns trechos), Primitiva Vianco (em todo o percurso), Marechal Rondon, Hirant Sanazar, Praça do Salgado, Internacional e Cruzeiro do Sul (cruzamento com a Avenida Brasil, no Jardim Rochdale.
*Com informações da Assessoria de Imprensa
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.