giro

Museu de Osasco é tombado como patrimônio histórico

Logo Giro
prefeitura de osasco museu de osasco
Museu está localizado na avenida dos Autonomistas, registral central da cidade (Divulgação/Secom Osasco)

Considerado um dos principais palcos do desenvolvimento da aviação brasileira, o Museu de Osasco irá passar por restauros; confira mais

O Chalé Brícola, sede do Museu de Osasco, foi oficialmente tombado como patrimônio histórico e arquitetônico do município. Localizado na avenida dos Autonomistas, altura do número 4001, no Centro, o espaço é um dos principais espaços de memória da cidade.

Segundo a Prefeitura, o ato visa à proteção das características históricas, artísticas e arquitetônicas originais do imóvel. A medida foi formalizada por meio do Decreto nº 14.394, assinado pelo prefeito Rogério Lins (Podemos), na última sexta (13) e publicado na edição nº 2710 da Imprensa Municipal de Osasco (IOMO).

“O processo de tombamento foi solicitado pelo secretário municipal de Cultura, Aldo Valentim, aos membros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Osasco (CODEPA). O pedido foi aprovado por unanimidade no conselho e, em seguida, encaminhado para análise da Procuradoria Municipal, que também deu parecer favorável”, afirmou a gestão executiva osasquense.

Museu de Osasco: outras informações

O Museu de Osasco foi dos principais palcos do desenvolvimento da aviação brasileira. Em 7 de janeiro de 1910, foi realizado no município o primeiro voo da América Latina. A empreitada foi feita pelo engenheiro franco-espanhol Dimitri Sensaud de Lavaud (1882-1947).

O Chalé Bricola foi inaugurado como museu em 30 de junho de 1976, para incentivar o estudo histórico e geográfico de Osasco, abrigando objetos, livros e documentos relacionados à história do município.

Museu de Osasco é tombado como patrimônio histórico
Tombamento divulgado na Imprensa Oficial da cidade (Marcelo Deck/Prefeitura de Osasco)

Antes de seu fechamento ao público em 2019, o Museu de Osasco, além de suas exposições permanentes sobre a história local, também recebia mostras temporárias, especialmente no campo das artes plásticas.

“Estamos trabalhando em um projeto de obra de restauro para o edifício e o decreto do prefeito Rogério Lins é um passo fundamental para a efetiva proteção do imóvel e vai facilitar a captação de recursos estaduais e federais para a sua preservação. “, afirmou Aldo Valentim, secretário de Cultura.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail