giro

Osasco inicia processo de restauração do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud

Localizado no Centro de Osasco o equipamento encontra-se fechado para visitação pública desde 2017; saiba mais detalhes
O espaço é dedicado à história e às conquistas do pioneiro da aviação, Dimitri Sensaud de Lavaud (Fernanda Cazarini/Secom Osasco)

A administração municipal de Osasco deu início ao processo de restauração do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud. Localizado na avenida dos Autonomistas, 4001, no Centro, o equipamento encontra-se fechado para visitação pública desde 2017.

O contrato prevê a elaboração do laudo sobre a estrutura do casarão, construído na década de 1890, elaboração do plano museológico e, em seguida, o restauro. O contrato é de 18 meses para a execução de todas as etapas.

A empresa Estúdio Sarasá Conservação e Restauração S/S Ltda fez o restauro do Museu do Ipiranga, na capital paulista, do Palácio dos Bandeirantes (sede do governo do Estado de São Paulo), e do Palácio Piratini (sede do governo do Rio Grande do Sul).

Um pouco sobre a história do Museu de Osasco

A restauração do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud representa um marco para a preservação da memória e da identidade cultural de Osasco. O espaço é dedicado à história e às conquistas do pioneiro da aviação, Dimitri Sensaud de Lavaud, que realizou, em 7 de janeiro de 1910, em Osasco, o primeiro voo de avião da América Latina.

Inaugurado em junho de 1976, o museu é um importante ponto de visitação pública. Abrigado em uma casa histórica, construída no final do século XIX, de arquitetura única no Brasil, retrata o estilo rural paulista oitocentista, com influências da arquitetura do norte da Itália.

Construída por Antônio Agu a pedido do banqueiro Giovanni Brícola, a casa conhecida por Chalé Brícola situava-se no alto de um morro e em meio a muitas árvores frutíferas, hoje Avenida dos Autonomistas. Também foi residência da família Sensaud de Lavaud.

Foi ao lado do chalé que Dimitri Sensaud de Lavaud montou o avião e o guardou num pequeno hangar, e foi da frente desse chalé que Dimitri decolou no primeiro voo registrado na América Latina.

Cerimônia de assinatura do contrato

A cerimônia aconteceu na área externa do próprio museu, na última sexta-feira (13). O evento contou com a presença do prefeito Gerson Pessoa (Podemos) e e contou com as presenças do vice-prefeito, Lau Alencar, do secretário de Cultura, Marcelo da Silva, do adjunto Hamilton Sant’Anna, de Governo, Luciano Camandoni, Waldyr Ribeiro (Serviços e Obras), vereadores, e de Antonio Sarasá, restaurador e diretor da empresa que ficará responsável

” É bom falar da Osasco de hoje, mas nunca devemos esquecer do passado, porque este equipamento é muito importante para a história da cidade e devemos deixar um legado dessa história para as próximas gerações. Queremos dialogar com a sociedade para que também dê sugestões nesse processo para nada ficar de fora no restauro”, disse o prefeito. O museu encontra-se fechado para visitação pública desde 2017.

Durante o ato, o prefeito entregou placas em homenagem aos que contribuíram e ainda contribuem para a preservação da memória do local. Foram homenageados Edileusa Malfetti, que cuidou da monitoria do museu entre 2009 e 2017, e Hagop Neto, que há 20 anos atua no resgate da memória fotográfica do casarão.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.