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João Doria não cumpre prazo de licitação para obras na Raposo Tavares

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Ainda não há data para que as intervenções saiam da papel (Ciete Silvério/Governo do Estado de SP)

Final de novembro de 2021. Este era o prazo estabelecido pelo governo do estado de São Paulo para concluir o processo de licitação para a escolha da empresa que faria as intervenções no trânsito da rodovia Raposo Tavares. No entanto, depois quatro meses, ainda não há uma data para iniciar o processo e realizar uma das obras mais aguardadas pelos moradores de Cotia.

Em agosto do ano passado, durante visita a Cotia, o então governador João Doria (PSDB), firmou parceria com a Prefeitura Municipal. No evento, Doria confirmou que autorizaria o uso de R$ 96 milhões, do cofre público do estado, para executar as intervenções na via. No entanto, pediu que a administração, em contrapartida, financiasse o projeto executivo, que teve o custo de R$ 5 milhões.

Prefeito fala sobre a importância da obra
Segundo o prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), o projeto executivo foi concluído dentro do prazo e entregue ao governo do estado, que ainda não sinalizou quando a licitação será de fato realizada. “A Prefeitura de Cotia contratou o projeto executivo, nós pagamos o projeto e entregamos ao governo do estado. Então, era para essa obra estar licitada entre outubro ou novembro. Nós já estamos no mês de março e não houve nem a licitação da obra”, desabafou Franco.

Franco também destacou a importância das intervenções para Cotia e recordou que muitos governadores passaram pela cidade e confirmaram a realização das obras de mobilidade. “Passei por vários momentos e mandatos de vários governadores passaram por aqui e anunciaram essa obra da rodovia Raposo Tavares. Essa é uma obra fundamental para a mobilidade de Cotia e para todos que utilizam a rodovia”, disse Franco. “Resumindo, para mim é uma frustração, pior do que os outros [governadores], pois agora ainda teve uma contrapartida da Prefeitura com o projeto executivo”, completou o prefeito.

De acordo com o projeto, as intervenções propostas seriam realizadas entre os quilômetros 21,8 e 26,8, garantindo mais fluidez ao tráfego e beneficiando também as cidades de Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Itapevi, Osasco e Embu. 

A reportagem do Giro S/A entrou em contato com o governo do estado de São Paulo, e foi informada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem) “que o projeto para a contratação das obras está em conclusão pelo Departamento e a Prefeitura de Cotia. A previsão é que a licitação seja publicada na sequência”, diz a nota enviada à redação. 

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