giro

Ministério da Saúde confirma primeiro caso da nova cepa do vírus Mpox

Logo Giro
Feridas na pele podem ser sintomas de mpox (Divulgação/Governo Federal/Getty Images)

Paciente diagnosticada com Mpox mora na Região Metropolitana de São Paulo e manteve contato com familiar vindo da República Democrática do Congo

O Ministério da Saúde confirmou na noite desta sexta-feira (7) o primeiro caso da nova cepa da Mpox, chamada de clado Ib. A paciente é uma mulher de 29 anos que mora na região metropolitana de São Paulo.

Segundo a Secretaria estadual da Saúde, a paciente informou que manteve contato com familiar vindo da República Democrática do Congo, país onde a cepa circula endemicamente, e que os sintomas se iniciaram em 16 de fevereiro.

“A paciente está internada em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, apresentando boa evolução do quadro clínico”, informou a secretaria.

O ministério informou que, “até o presente momento não foram identificados casos secundários, a equipe de vigilância municipal mantém o rastreamento de possíveis contatos”. Disse também que acompanha o processo de investigação e mantém contato com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde de São Paulo.

“Entre as medidas adotadas destacam-se a comunicação à Organização Mundial da Saúde (OMS), o reforço da rede de vigilância epidemiológica, e o acompanhamento da busca ativa de pessoas que tiveram contato com a paciente”, afirma o ministério.

Em 2024, foram registrados 1.126 casos de Mpox no estado de São Paulo, sem nenhum óbito associado à doença. Neste ano, até esta sexta-feira (7), 115 casos foram confirmados.

Transmissão

A transmissão de Mpox entre seres humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal próximo com lesões na pele, fluidos corporais, sangue ou mucosas de pessoas infectadas.

A doença causada pelo mpox vírus (MPXV) provoca os seguintes sintomas: manifestações cutâneas em qualquer parte do corpo, podendo estar associadas a febre, fraqueza, linfonodos inchados, dores musculares, dores nas costas, dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal ou tosse.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail