O projeto básico deve ficar pronto até outubro de 2026. A nova linha do Metrô deve beneficiar mais de 1,3 milhão de pessoas. Conheça as estações
O Governo de São Paulo autorizou o Metrô a iniciar a elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa, que vai ligar o ABC à capital paulista e tem investimento previsto em R$ 137,8 milhões. Com 33 km de extensão, a nova linha conectará os municípios de Santo André e São Bernardo do Campo à zona oeste de São Paulo, passando pelas regiões da Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema. O projeto básico da Linha 20-Rosa deve ficar pronto até outubro de 2026.
A futura linha contará com 24 estações e dois pátios de manutenção, conectando-se com oito linhas do sistema metroferroviário paulista, além de futuras linhas em projetos. A expectativa é que mais de 1,3 milhão de passageiros sejam beneficiados diariamente com o novo trecho, segundo informações da gestão estadual.
“É um dia especial para nós. Vamos dar mais um passo em direção à expansão do transporte com um objetivo traçado há anos, que é o de levar o metrô para a região metropolitana de São Paulo. Felizmente, estamos conseguindo dar esses passos. Estamos falando de seis estações no ABC: três em São Bernardo e três em Santo André. O metrô de fato está chegando ao ABC, algo extraordinário que vem ao encontro de uma expectativa de muito tempo”, destacou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Metrô
O Consórcio MNEPI Linha 20 terá 20 meses para concluir estudos detalhados que definirão os aspectos técnicos do projeto. Essas análises servirão de base para etapas essenciais, como a elaboração do cronograma, a contratação das obras e a definição do modelo econômico para a implantação da nova linha do Metrô.
O projeto básico também contará com subsídios que definirão os formatos e características dos túneis e vias, além das estações e pátios da linha metroviária. A fase de estudos compreende ainda o desenvolvimento dos projetos de arquitetura, inserção urbana, acabamento, comunicação visual e obra civil, sistemas de alimentação elétrica e de telecomunicação, escadas rolantes e elevadores.
Dentre as etapas necessárias para a implantação da Linha 20, o Metrô concluiu em setembro de 2024 a obtenção da Licença Ambiental. Também já foi elaborado o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e realizadas audiências públicas em todos os municípios integrados pelo projeto.
Confira as estações:
São Paulo: Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro;
São Bernardo do Campo: Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina; e
Santo André: Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.