Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Mamografia gratuita: carretas percorrem 4 municípios de SP

Logo Giro
Mais de 300 pontos no Estado de SP já foram atingidos pela ação (Divulgação/Governo de SP)

Um dos municípios é Araçariguama, onde a Carreta da Mamografia estará de 19 a 30 de março. Desde 2014, a ação realizou cerca de 230 mil exames

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Logo, várias ações ocorrem neste mês, como as Carretas da Mamografia, do programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, do Governo de SP. O objetivo é promover o autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Desta vez, os veículos passarão pela capital paulista, além dos municípios de Araçariguama, Nova Campina e Igaratá.

Mulheres – de 35 a 49 anos e acima de 70 anos – têm a oportunidade de realizar exames de mamografia gratuitamente. Basta apresentar o RG, o cartão do SUS e um pedido médico. Já as pacientes com idade entre 50 e 69 anos podem levar apenas RG e cartão do SUS. O resultado é disponibilizado em até dois dias após a realização do exame.

Carreta da Mamografia em Araçariguama

Na cidade de Araçariguama, a Carreta da Mamografia ficará entre os dias 19 e 30 de março, no bairro Jardim Brasil. A distribuição de senhas ocorre no período da manhã.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com atendimento de até 50 senhas e, aos sábados, das 8h às 12h, com atendimento de até 25 senhas, com distribuição de senhas por demanda espontânea e por ordem de chegada.

Mais de 200 mil exames

Desde 2014, as carretas já realizaram cerca de 230 mil mamografias e percorreram mais de 300 pontos no Estado de SP. Somente em 2023, foram feitos 24.690 exames e 47 municípios foram visitados, permitindo maior agilidade no diagnóstico e facilitando o acesso a mulheres da região.

Em 2024, o serviço já passou pelas cidades de Sumaré, Cerquilho, Itatiba, Boituva, Mogi Guaçu, Agudos, Leme, e Santo Anastácio.

Programa Mulheres de Peito

As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 ano também podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para realizar o agendamento, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

Curiosidade: mulheres na Saúde

Na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as mulheres representam 69,9% do quadro de 34.624 funcionários. A maioria delas atua como auxiliar de enfermagem, agente técnica, médica, técnica de enfermagem e radiologista.

O levantamento da coordenadoria de Recursos Humanos da SES apontou ainda que 44,3% dos prestadores, incluindo as mulheres, estão na faixa etária entre 51 e 60 anos. Além disso, 45,47% possuem especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

Mamografia gratuita: carretas percorrem 4 municípios de SP
O objetivo da ação é promover o autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama (Divulgação/Freepik)

Serviço

Carreta da Mamografia em Araçariguama

Data: 19 a 30 de março de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Alameda Barueri – 61 – Jardim Brasil – Araçariguama

Carreta da Mamografia na Capital
Data: até 15 de março de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados)
Endereço: Avenida Dr. Arnaldo 355, Pacaembu (estacionamento da SES-SP) – São Paulo

Carreta da Mamografia em Nova Campina
Data: até 9 de março de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Rua João Cavalheiro, 525 – Centro – Nova Campina

Carreta da Mamografia em Igaratá
Data: 12 a 23 de março de 2024
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados)
Endereço: Av. Benedito Rodrigues de Freitas, 20 Centro, Praça Luiz – Igaratá

LEIA MAIS: São Paulo decreta estado de emergência para dengue

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail