Tarifas de luz estavam sob o efeito das bandeiras vermelha e amarela, nos meses de outubro e novembro, respectivamente; saiba mais
Boa notícia! “A bandeira tarifária de energia elétrica em dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. “Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel. As informações são da Agência Brasil.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Luz: confira as bandeiras aplicadas
Em 2024, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro. Já em outubro, a bandeira foi vermelha patamar 2, conforme divulgado pelo Jornal Giro (clique aqui), com cobrança adicional de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos.
Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, além do acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema e, consequentemente, diminuindo a necessidade de acionar termelétricas. Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com bons hábitos de consumo que evitam desperdícios e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico.
Com informações de Agência Brasil.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.