giro

Luto em Osasco: morre secretária municipal Amanda França

Logo Giro
Amanda França, de 40 anos, era titular da Secretaria de Igualdade Racial em Osasco (Reprodução/Redes Sociais)

Secretária lutou pelas causas da mulher, dos negros e das minorias ao liderar a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de Osasco

Na terça-feira, dia 10, faleceu Amanda França, secretária executiva de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco. A causa da morte não foi oficialmente divulgada, mas fontes afirmam que ela lutava contra um câncer. O horário do velório ainda não foi confirmado, mas ele ocorrerá na Sala Osasco, anexa à Prefeitura Municipal.

LEIA TAMBÉM: Osasco: homens são baleados em carro de luxo durante sequestro

Nascida em 1983, Amanda era formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina e possuía mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo, com ênfase em instrumentos de políticas públicas.

Trajetória profissional

Em sua carreira, Amanda dedicou-se intensamente às políticas públicas. Iniciou como voluntária na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e, em 2009, tornou-se assessora na mesma secretaria. Ao longo dos anos, progrediu para a posição de diretora técnica, que ocupou de 2013 a 2020, antes de assumir a função de secretária. Em 2021, tomou posse como secretária-executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Morte da secretária em Osasco

Luto em Osasco: morre secretária municipal Amanda França
Amanda França lutava contra um câncer e morreu nesta terça-feira (10) (Reprodução/Redes Sociais)

Pela redes sociais, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) lamentou a morte da servidora pública. “Nossos sentimentos. Amanda França, deixa um legado de luta por igualdade e combate ao preconceito. Jamais será esquecida. Mulher, negra, guerreira. Descanse em Paz!”, publicou nas redes sociais.

A Câmara Municipal também publicou uma nota de pesar. “Em nome dos vereadores e servidores, a presidência da Câmara de Vereadores manifesta sua solidariedade e sentimento de pesar aos familiares e amigos neste momento de dor e perda”, diz o texto.

O deputado estadual, Gerson Pessoa (Podemos) também prestou homenagem à secretária pelas redes sociais. “Meu respeito, carinho e gratidão pelo trabalho que Amanda fez na gestão municipal, sempre pensando numa cidade mais inclusiva e humana. Minha solidariedade aos familiares de Amanda e aos servidores da SEPPIR. Que Deus console os corações de todos neste momento de luto”, afirmou.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail