Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

LUTO: Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morre em hospital de Osasco

Logo Giro
Luiz Schiavon morre aos 64 anos (Divulgação / Reprodução Instagram Luiz Schiavon)

Schiavon começou a estudar música aos sete anos. Com o vocalista Paulo Ricardo, compôs as primeiras músicas da banda, oficialmente formada na década de 1980

“Lamentamos informar que o tecladista e fundador da banda RPM, Luiz Schiavon, faleceu aos 64 anos em um hospital de Osasco”. A notícia foi comunicada nesta quinta-feira (15) por sua família. De acordo com informações divulgadas nas redes sociais, Schiavon lutava contra uma doença autoimune nos últimos quatro anos e sofreu complicações após passar por uma cirurgia. O artista estava internado no Hospital São Luiz, em Osasco.

LUTO: Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morre em hospital de Osasco
Luiz Schiavon estava internado em hospital particular de Osasco (Divulgação / Reprodução Facebook / Banda RMP)

A família deixou uma nota em que descreve Luiz como maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo.

Luiz Schiavon, que começou a estudar música aos sete anos, fez parte da formação original da banda RPM ao lado do vocalista Paulo Ricardo. Juntos, eles compuseram as primeiras músicas da banda, que foi oficialmente formada em 1985. Após a gravação de um compacto, o RPM realizou um show de estreia no Teatro Bandeirantes, em São Paulo. O sucesso do evento possibilitou a venda de 300 mil cópias do primeiro LP.

LEIA TAMBÉM: Festa de Santo Antônio, padroeiro de Osasco, atrai milhares de fiéis

A família de Schiavon pede que as pessoas se despeçam do músico ouvindo suas melodias, prestando homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, assim como ele sempre teve por todos aqueles que conviveram com ele.

As cerimônias de despedida bem como o enterro serão restritos à família e aos amigos próximos.

Homenagem de Paulo Ricardo a Luiz Schiavon

Pelas redes sociais, o cantor Paulo Ricardo publicou uma homenagem ao parceiro. Leia na íntegra:

LUTO: Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morre em hospital de Osasco
Luiz Schiavon (à esquerda) ao lado do parceiro Paulo Ricardo (Reprodução / Instagram Paulo Ricardo / Divulgação)

“Conheci Luiz Antônio Schiavon Pereira no verão de 79, num ensaio de um grupo cover de Deep Purple em São Paulo, cujo baterista havia sido indicação minha, meu compadre Lair. Ocorre que no meio do ensaio eles se desentenderam, divididos entre compor ou não em Português. Perguntado, disse que me parecia normal cantar em Português no Brasil, e ali a banda acabou! O tecladista então me perguntou se eu faria uma letra para uma música dele e ali começou uma parceria que, algumas bandas depois, viria a se tornar o RPM! Entre milhões de fotos escolhi esta de 1983, quando ainda éramos um duo nos moldes do Eurythmics, (Sociedade Anônima, o S/A, já em busca da sigla perfeita, ideia que persistiu durante um bom tempo), uma das muitas fotos de @rui_mendes_photographer para o livro Revelações por Minuto de Marcelo Leite. Nesta época trabalhávamos diariamente no sobrado da casa dos pais de Schia, na rua Cardeal Arcoverde em Pinheiros, no repertório que viria a ser nosso primeiro álbum, ‘Revoluções por Minuto’, sob os olhares de reprovação de sua mãe, que gostaria de vê-lo arquiteto e não gostava nada da má influência daquele moleque que dizia, ‘Dona Edméia, um dia a senhora ainda vai pendurar um disco de ouro na parede da sua sala’! Foram muitos, graças a Deus! Ficam as canções, as lembranças maravilhosas de um dos maiores tecladistas do Brasil, meu parceiro, e os meus sentimentos aos fãs, amigos e familiares” 🙏🏻😪🎹 Paulo Ricardo

Receba nossas notícias em seu e-mail