Um dos principais projetos de mobilidade urbana para a região oeste da Grande São Paulo é a chegada de uma linha férrea à região de Alphaville, que contemplaria principalmente as cidades de Barueri e Santana de Parnaíba. Proposto na gestão do ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB), em 2013 o Arco Sul ligaria Santo André, no ABC Paulista, até um dos principais bairros do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste).
Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsável pela linha, ganhou destaque na imprensa no início da última década, entrando para Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU) de 2013-2030, feito pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitano.
Segundo o documento, a linha teria cerca de 65 quilômetros de extensão. Seu início seria na estação Pirelli, em Santo André e cortaria bairros do extremo sul da capital e municípios como São Bernardo do Campo, Diadema, Jurubatuba. Além disso, a via férrea irá baldear com as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, com as linhas do Metrô 4-Amarela, 5-Lilás e futura linha 22-Bordô, que ligará Cotia à avenida Rebouças, em São Paulo.
De acordo com o PITU de 2013, a primeira etapa de tal projeto contemplaria o trecho, entre Alphaville e Jurubatuba, na zona sul da capital. O trecho, de 39 quilômetros, tinha previsão de ser entregue em 2025. Ao Giro S/A, a CPTM informou que o projeto não será entregue neste primeiro período. “O Arco Sul é sim projeto da companhia. Porém ele será reelaborado e talvez reprojetado”, informaram por entrevista.
A empresa revelou que o itinerário ficará para o PITU de 2040, que trará novas estações e linhas para a Região Metropolitana. “Ainda é necessário estudar questões sobre o orçamento, licitações e se também será uma parceria público-privada”, informou a CPTM.