O laboratório brasileiro Mendelics, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, desenvolveu um novo exame molecular para diagnóstico da Covid-19 pela saliva.
Batizado de #PARECOVID, o novo teste utiliza a metodologia RT-LAMP (Reverse Transcription Loop-Mediated Isothermal Amplification). A partir da simples coleta de saliva do paciente, o exame identifica a presença do SARS-CoV-2 por meio de um teste molecular que reconhece o material genético viral. O método leva apenas 1 hora. O exame possui uma especificidade de 100% (não foram identificados resultados falso-positivos) e uma sensibilidade comparável ao teste de RT-PCR disponível no mercado.
Segundo o laboratório, o novo teste utiliza reagentes e equipamentos amplamente disponíveis no mercado, o que torna o preço do teste mais acessível, em torno de R$95. Tanto a Mendelics quanto o Sírio-Libanês se comprometeram a publicar os protocolos, permitindo que outros laboratórios se juntem aos esforços para que o número de testes possam chegar a centenas de milhares por dia.
A Mandelics estima que possa processar cerca de 110 mil amostras por dia. De acordo com a empresa, está sendo realizado projeto piloto com 50 mil testes para empresas privadas parceiras do projeto.
Empresas interessadas em testar funcionários já podem entrar em contato para adquirir o novo teste. Já os usuários pessoa física ainda vão precisar esperar um pouco para ter acesso à novidade.