Duas cidades da região, Jandira e Itapevi, anunciaram nesta quarta-feira, 27, ações de combate ao uso das pipas com linha cerol, linha chilena e linha Indonésia.
Segundo levantamento da Abram (Associação Brasileira de Motociclistas), no Brasil acontecem mais de 100 acidentes por ano, sendo que 50% causam ferimentos graves e 25% fatais.
Em Itapevi a Guarda Municipal (GCM) informou que crianças e até adultos, mesmo com o risco do contágio do novo coronavírus, não estão obedecendo o isolamento social e empinam pipas nas ruas do município e ainda colocam a vida de outras pessoas em risco ao utilizarem cortantes nas perigosas linhas “chilena” e “indonésia”.
Nas rondas da GCM de Itapevi foram apreendidos cerca de 150 carretéis de linha até o momento. As ações de fiscalização acontecem até o final de junho.
A legislação de Itapevi estabelece a proibição, produção, comercialização, armazenamento, e transporte e a distribuição de cerol. Quem comercializa o produto irregular pode pagar multa e no caso de segunda reincidência, a multa é aplicada em dobro e pode chegar a R$ 2.050,00.
Quem tem menos de 18 anos e for flagrado na prática da atividade pode ser encaminhado ao Conselho Tutelar.
Em Jandira, da mesma forma, muitos não estão respeitando o isolamento e aumentou o número de pessoas nas ruas soltando pipas.
Uma ação conjunta da GCM de Jandira, Polícia Militar, Fiscalização de Posturas e Defesa Civil orientaram as pessoas sobre o risco e os materiais foram apreendidos para serem incinerados.
Em Jandira, a comercialização, transporte e uso de materiais cortantes em linhas de pipas é proibido pela lei nº 2.218/18. A fiscalização permanece durante toda a temporada de pipas.
Para denunciar o uso e comercialização desses materiais em Jandira, o munícipe deve entrar em contato pelo telefone (11) 4772-8229.
O que é linha “chilena” e “indonésia”
A linha “chilena”, é uma mistura de cola de madeira com quartzo moído. A linha “indonésia”, mistura de cola, tipo “super bonder”, com grãos de metais. Os riscos são inúmeros, como cortes e até levar ao óbito de pedestres, ciclistas e motociclistas.






