A partir deste sábado (13), a circulação de trens da Linha 8 entre as estações Amador Bueno e Itapevi será interrompida por seis meses; saiba mais
Em virtude das obras da estação Ambuitá, parte da Linha 8-Diamante estará fechada. A partir deste sábado (13), a circulação de trens entre as estações Amador Bueno e Itapevi será interrompida por cerca de seis meses.
Segundo a ViaMobilidade, empresa que administra o trajeto, a medida visa acelerar os trabalhos e garantir segurança no avanço das construções da parada de trem.
“Para melhor atender os passageiros, a concessionária fará reforço no número de ônibus que já atuam no trecho até que a circulação possa ser retomada com segurança no local. A segurança dos passageiros é nossa prioridade. Agradecemos a compreensão”, afirmou a ViaMobilidade por meio de nota.
Obras na Linha 8: conheça mais sobre a estação Ambuitá

Com investimentos de R$ 23 milhões, as obras da estação Ambuitá empregam cerca de 100 funcionários, conforme informou a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), do Governo do Estado de São Paulo.
A expectativa é de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2025. A nova unidade será levantada exatamente onde ficava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110. O começo dos serviços, na última sexta-feira (5), faz parte das 65 ações para comemorar o aniversário da cidade.
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A estação foi desativada e demolida em 2010, após um projeto de modernização da linha, realizado na ocasião pelo Governo do Estado. A medida desagradou os moradores do bairro, que há anos reivindicavam a volta da estação. Diante dessa situação, a administração municipal pleiteou o novo acesso.
Sobre o empreendimento de Itapevi

A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.
O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Também será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.
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No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários, enquanto no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.
Sobre a antiga parada
A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010, ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Melhorias na linha 8
A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021. Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu amplas reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.
Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno, para garantir a segurança dos pedestres naquela região e interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.
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