Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi: por conta de obras, parte da Linha 8 será fechada

Logo Giro
obras linha 8 estação ambuitá
A expectativa é de que a Estação Ambuitá seja concluída no primeiro trimestre de 2025 (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

A partir deste sábado (13), a circulação de trens da Linha 8 entre as estações Amador Bueno e Itapevi será interrompida por seis meses; saiba mais

Em virtude das obras da estação Ambuitá, parte da Linha 8-Diamante estará fechada. A partir deste sábado (13), a circulação de trens entre as estações Amador Bueno e Itapevi será interrompida por cerca de seis meses.

Segundo a ViaMobilidade, empresa que administra o trajeto, a medida visa acelerar os trabalhos e garantir segurança no avanço das construções da parada de trem.  

“Para melhor atender os passageiros, a concessionária fará reforço no número de ônibus que já atuam no trecho até que a circulação possa ser retomada com segurança no local. A segurança dos passageiros é nossa prioridade. Agradecemos a compreensão”, afirmou a ViaMobilidade por meio de nota.

Obras na Linha 8: conheça mais sobre a estação Ambuitá

linha 8 estação ambuitá
O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Com investimentos de R$ 23 milhões, as obras da estação Ambuitá empregam cerca de 100 funcionários,  conforme informou a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), do Governo do Estado de São Paulo.

A expectativa é de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2025. A nova unidade será levantada exatamente onde ficava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110. O começo dos serviços, na última sexta-feira (5), faz parte das 65 ações para comemorar o aniversário da cidade.

Leia Mais: Itapevi entrega 1ª fase da canalização do córrego Vale do Sol

A estação foi desativada e demolida em 2010, após um projeto de modernização da linha, realizado na ocasião pelo Governo do Estado. A medida desagradou os moradores do bairro, que há anos reivindicavam a volta da estação. Diante dessa situação, a administração municipal pleiteou o novo acesso.

Sobre o empreendimento de Itapevi

Itapevi: por conta de obras, parte da Linha 8 será fechada
A estação foi desativada e demolida em 2010 (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.

O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Também será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.

Leia Mais: Jorge e Mateus em Itapevi: Ingressos disponíveis para troca

No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários, enquanto no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.

Sobre a antiga parada

A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010, ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Melhorias na linha 8

A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021. Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu amplas reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno, para garantir a segurança dos pedestres naquela região e interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail