A estação Ambuitá poderá ficar pronta em 14 meses. Empreendimento será construído no local que abrigava antiga parada de trem
Terão início em janeiro de 2024 as construções da nova Estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante. A obra é da concessionária ViaMobilidade e é realizada em parceria com a gestão municipal. A expectativa é de que essa estação de trem fique pronta em 14 meses.
Segundo a Prefeitura de Itapevi, as obras serão realizadas no espaço onde antes ficava a antiga estação, localizada na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, Vila Santa Flora. O local foi totalmente desativado no fim de abril de 2010 e posteriormente demolido no mesmo ano, como parte dos serviços de modernização do trecho ferroviário pelo governo do estado de São Paulo.
“A reimplantação da unidade foi garantida por meio de esforços feitos pela Prefeitura sobre a importância dela para os usuários de trens. A reconstrução está na fase de elaboração do projeto executivo, que terá todos os detalhes dessa parada e permitirá a condução dos trabalhos”, explicou a administração municipal.
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Detalhes da estação Ambuitá
A nova Estação Ambuitá contará com um edifício de acesso para os passageiros, o qual terá duas plataformas onde os usuários embarcarão nas composições, com destinos para Júlio Prestes e Itapevi. Cada plataforma terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.

O prédio terá dois pavimentos e seguirá as normas de acessibilidade. Além disso, conforme a gestão executiva de Itapevi, a estação contará com um estacionamento para bicicletas próximo à entrada, visando incentivar a mobilidade no município.
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No térreo, haverá um saguão de entrada, bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários. No andar superior, funcionará a área administrativa da estação.
Sobre a estação Ambuitá
A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois, em junho de 1985, recebeu novas instalações como parte da modernização do sistema pela antiga Fepasa, estatal que operava a linha na época.
A desativação e demolição ocorreram em 2010, quando a estação ainda estava sob o gerenciamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Ações na Linha 8-Diamante em Itapevi
Além da reconstrução da estação Ambuitá, Itapevi recebeu uma série de ações de um do pacote executado pela concessionária ViaMobilidade. Entre as ações já feitas estão alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá, entregue no fim de outubro, e amplas reformas nas estações de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

“Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno. A finalidade é garantir a segurança dos pedestres naquela região e vai interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado”, ressaltou a administração municipal.
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No mês de setembro, a Prefeitura de Itapevi e a ViaMobilidade deram início ao asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e à implementação de duas faixas de rolamento com 3 metros de largura cada, além de uma calçada de 1,5 metro de largura.
O conjunto de melhorias em Itapevi também contempla a construção de um viaduto próximo à estação Santa Rita, bem como a instalação de passarelas nos bairros Jardim Portela, Jardim Santa Rita e Jardim Sorocaba.
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