Foi anunciado para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, que o Instituto de Israel desenvolveu um anticorpo para o Covid-19 e está preparando a patente para fazer contato com empresas farmacêuticas, para produzir em escala comercial. O instituto assegura que esse anticorpo ataca e neutraliza o vírus no paciente. Um grupo de pesquisadores, liderado pelo professor Shmuel Shapiro, alega que a fase de desenvolvimento do anticorpo foi concluída.
Naftali Benet, ministro da Defesa de Israel, visitou o laboratório do instituto em Nezz Ziona, localizado ao sul de Tel Aviv, onde soube da pesquisa. Ele afirmou que o anticorpo ataca o vírus de forma monoclonal, qualificou o trabalho como uma grande conquista e disse estar orgulhoso dos funcionários do Instituto de Biotecnologia. Não houve especificação se foram realizados testes em humanos.
No mundo existem cerca de 100 de equipes de investigação procurando por uma vacina para o Covid-19 e cerca de 10 equipes estão em fase de teste em seres humanos, de acordo com a publicação digital Times of Israel. No mês de março, alguns especialistas avisaram que pode demorar pelo menos um ano e seis meses para o processo após o desenvolvimento de uma vacina em laboratório. No mesmo mês, o jornal Haaretz publicou que o instituto havia tido avanço nas investigações sobre a vacina, porém o Ministério da Defesa desmentiu a informação.
Segundo balanço da agência de notícias AFP, a pandemia do novo coronavírus já causou mais de 250 mil óbitos e infectou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.