Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

iFood divulga posicionamento sobre crimes cometidos por motoqueiros que usam bags da marca

Logo Giro
A plataforma se manifestou sobre este e outros crimes cometidos por falsos entregadores (Divulgação/Reprodução câmera de monitoramento)

Mais um caso de assassinato, ocorrido na última segunda-feira (25), na zona sul da capital paulista, comoveu o País. Um falso entregador, reconhecido posteriormente como Acxel Gabriel de Holanda Peres, de 23 anos, matou o estudante Renan Silva Loureiro, de 21 anos, durante assalto. Nas imagens de segurança é possível ver o momento em que Renan e sua namorada são surpreendidos pelo assaltante em uma mota com bag vermelha. O marginou efetuou diversos disparos e ainda roubou o celular da outra vítima. Axcel fugiu do local, no entanto, foi preso pela Polícia nesta sexta (29).

Essa não foi a primeira ocorrência de crimes cometidos por falsos entregadores de aplicativo. Em março deste ano, o Giro S/A divulgou outro caso, que felizmente não teve vítimas fatais, no qual uma moradora de Osasco havia perdido quase R$ 3 mil em virtude do golpe da maquininha.

Diante destas e de outras ocorrências registradas em todo o País, o iFood emitiu o seguinte comunicado (veja a seguir na íntegra):

Posicionamento sobre crimes cometidos por pessoas utilizando bags do iFood

O iFood entende que é importante a união de esforços e está sempre à disposição para colaborar com as autoridades de segurança pública. A empresa também tem avançado no processo de escuta ativa por meio de aproximações com associações de bairro. Para se cadastrar na plataforma, é preciso ter mais de 18 anos e incluir os dados e documentos solicitados, que variam de acordo com o veículo de entrega escolhido: moto, bicicleta ou carro. Todos os dados e os documentos são verificados – incluindo a utilização de tecnologia OCR que permite verificar se a pessoa da foto é a mesma pessoa do documento apresentado. Também possuímos uma ferramenta de reconhecimento facial que é ativada periodicamente como uma medida de segurança para coibir o aluguel e empréstimo da conta. Caso seja confirmado que o cadastro do entregador esteja sendo utilizado para prática de atividades ilícitas ou descumprindo o Termo de Uso da Plataforma, as providências cabíveis serão tomadas imediatamente.

É importante ressaltar que, a despeito de ser necessário uma bag para fazer entregas com o aplicativo, não há exigência de uso da bag com o logo. Portanto, o fato de uma pessoa estar utilizando uma bag com a marca do iFood não significa que esteja fazendo uma entrega pela plataforma ou ainda que possua cadastro nesta.O iFood também mantém um time dedicado à investigação e prevenção a fraudes, visando minimizar e combater de forma preventiva qualquer tipo de golpe e demais prática de atividades ilícitas As denúncias recebidas contribuem para o trabalho de prevenção, que envolve o uso de dados para prever esse tipo de comportamnto criminoso e promover ações para evitá-lo sempre que possível. Sempre que pertinente, o iFood encaminha as denúncias para apuração pelas autoridades competentes, bem como coopera sempre que requisitado.

Receba nossas notícias em seu e-mail