A inteligência artificial (IA) está deixando de ser uma ferramenta restrita a aplicações do ambiente digital e vem assumindo um papel cada vez mais importante na segurança do trânsito das rodovias presentes na Região Oeste da Grande São Paulo.
Por meio de funcionalidades como câmeras, sensores e algoritmos, as novas tecnologias vêm ajudando concessionárias a monitorar estradas e agir com mais rapidez diante de situações que podem resultar em acidentes.
À reportagem do Giro S/A, a Ecovias Raposo Castello explicou que já trabalha com câmeras de inteligência artificial (IA). Os equipamentos, até o momento, estão instalados na rodovia Raposo Tavares e ainda estão em fase de calibração, mas já registram, em média, mais de mil indícios de infrações em apenas 72 horas.
A maior parte delas está relacionada à falta de uso de cinto de segurança nos passageiros (40%), seguida pela falta de cinto por motoristas (30%) e pelo uso do aparelho celular ao volante (30%).
Leia também
Os registros realizados pela concessionária são compartilhados com a Polícia Militar (PM) e passam por uma análise criteriosa e, após o resultado, podem realizar a aplicação de multa.
“A tecnologia ainda não permite detectar, em tempo real, veículos parados, pedestres na pista, objetos na via ou outros comportamentos de risco dos motoristas. No entanto, há possibilidade de inclusão de novas funcionalidades no futuro. O objetivo das câmeras de IA é tornar a via mais segura e contribuir na redução de acidentes causados por imprudência”, explica a Ecovias Castello Raposo.
Até o momento, considerando os equipamentos, soluções e manutenção do sistema, já foram investidos mais de R$ 200 mil. Pontos estratégicos da Castello Branco e Raposo Tavares receberão novas câmeras, incluindo mais duas dotadas de IA, nos próximos meses.
Outras tecnologias na Castello Branco


Rodovia Castello Branco conta com sistema de ajuda digital (Divulgação/Ecovias Raposo Castello)
À reportagem, a empresa também explicou que usuários da Castello Branco e Raposo Tavares já contam com um sistema gratuito de solicitação de ajuda digital (sos.eco.br), que permite pedir socorro pelo celular sem consumir o pacote de dados. O recurso agiliza o atendimento e contribui para melhorar o fluxo na via.
O monitoramento das rodovias acontece com 45 câmeras instaladas atualmente e duas viaturas equipadas com videomonitoramento em tempo real, com câmeras frontais, laterais e traseiras conectadas ao Centro de Controle Operacional (CCO). Outras 177 novas câmeras devem entrar em operação até setembro, garantindo 100% de cobertura no trecho.
A empresa ainda explicou que os trechos estão recebendo a implantação do Sistema Analisador de Tráfego (SAT), uma tecnologia capaz de contar, pesar, classificar veículos e registrar a velocidade média.
As informações coletadas subsidiarão a tomada de decisões operacionais e poderão contribuir para a redução de riscos e melhoria da fluidez do tráfego, de modo que os sistemas vão conseguir prever congestionamentos e identificar pontos críticos com antecedência.
Serviço de atendimento ao usuário nas rodovias


A base SAU possui espaços de descanso, bebedouro, fraldário e carregador de carros elétricos, dentre outros serviços (Divulgação / Ecovias Raposo Castello)
Cinco bases físicas de apoio, conhecidas como Bases SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), garantem mais segurança e conforto durante as viagens. São pontos de parada segura para o descanso, com sanitários, fraldário, água potável e wi-fi gratuito.
As Bases SAU contam com totem de autoatendimento, por meio do qual é possível consultar informações sobre a concessão ou falar com um atendente do Centro de Controle Operacional (CCO).
Rod. Raposo Tavares
- São Paulo – km 19, leste (sentido capital)
- Cotia – km 28, oeste (sentido interior)
Rod. Castello Branco
- Barueri – km 27, leste (sentido capital)
- Barueri – km 30, oeste (sentido interior)
- Santana de Parnaíba – km 39, leste (sentido capital)
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






