Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Hospital Regional de Barueri começa a funcionar em novembro

Logo Giro
Hospital Regional de Barueri deve iniciar os trabalhos em novembro
Hospital foi construído por meio de uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Barueri (Divulgação/Secom Barueri)

O Hospital Regional de Barueri conta com uma área de 41.000 metros quadrados e possuirá 356 leitos, dos quais 50 serão de UTI; saiba mais

Tem previsão de inauguração em novembro deste ano, o Hospital Regional de Barueri “Rota dos Bandeirantes”. A informação foi divulgada pelo Hospital São Luiz que administrará o empreendimento localizado na avenida Aníbal Correia, entre o Parque Viana e o Jardim Paulista.

A entidade venceu o processo de licitação para a escolha da Organização Social de Saúde (OSS) e assumiu a gestão do espaço no último dia 1º de agosto, devendo iniciar os trabalhos nos próximos meses.

Entre alguns diferenciais que a gestão entidade trará, especialmente na administração do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, destaca-se a parceria com a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas.

A parceria será responsável pela coordenação de alguns dos futuros programas de residência médica do Hospital Regional de Barueri, e a atuação do InRad (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), que será responsável pelo serviço de exames de imagem.

“Estamos muito felizes com essa parceria e com a oportunidade de coordenar alguns dos programas de residência médica deste novo hospital, garantindo a excelência na formação dos nossos futuros médicos e, assim, contribuindo para a melhoria contínua da saúde pública no Brasil”, explica a Professora Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Mais detalhes sobre o Hospital Regional de Barueri

Novo equipamento terá capacidade para 1.100 internações (Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)

O Hospital Regional conta com uma área de 41.000 metros quadrados e possuirá 356 leitos, dos quais 50 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com atendimentos em oncologia com quimioterapia e radioterapia, além de cardiologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica.

Além disso, empreendimento com oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, Hospital-Dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.

O Hospital Regional de Barueri será referência para a população da Região Oeste da Grande São Paulo e atenderá também os pacientes dos municípios de Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Pronto-socorro do Hospital Regional de Barueri

Assim como ocorre em outras unidades vinculadas ao governo do Estado de São Paulo, como o Hospital Regional, onde não há atendimento sem triagem no pronto-socorro, também há a possibilidade de o pronto-socorro do hospital construído em Barueri seguir o mesmo modelo.

Neste formato, a unidade não atende o paciente que busca atendimento na porta da unidade, ou seja, o atendimento no PS só acontece quando o paciente chega de ambulância ou por meio de transferências realizadas via sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

O empreendimento conta com investimento do Governo de SP éde R$ 125 milhões, de um total de R$ 229,1 milhões investidos para a unidade, que conta também com recursos do município.

Hospital Regional de Barueri: Sírio-Libanês irá administrar outros espaços

Além do Hospital Regional de Barueri, O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) irá assumir a gestão de outros dois hospitais públicos no estado de São Paulo: o Hospital Geral de Taipas (HGT) e o Hospital Geral Vila Penteado (HGVP).

Com a ação, a entidade amplia sua administração de aproximadamente 640 leitos em 2023 para 1.289 leitos operacionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Hospitais Geral de Taipas e o Geral Vila Penteado serão geridos pelo Sírio-Libanês (Divulgação/Governo do Estado de SP)

 “A gestão destas unidades do SUS é um marco significativo para nós, refletindo nosso empenho contínuo em oferecer serviços de alta qualidade e atendimento humanizado para a população de São Paulo,” afirma Carolina Lastra, diretora-executiva do IRSSL. “Estamos trazendo toda a nossa expertise do setor privado para o SUS, assegurando que cada paciente tenha acesso ao melhor cuidado possível,” acrescenta.

Segundo o Secretário Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva, estes hospitais são extremamente estratégicos para a saúde da população de São Paulo.

“Contar com o apoio e a experiência da equipe do Sírio-Libanês fará toda a diferença na gestão destas unidades. Esta integração entre o poder público e o privado fortalece a capacidade de resposta do SUS em São Paulo, especialmente em áreas críticas como oncologia, cardiologia e saúde mental. A população ganha em qualidade e agilidade no atendimento”, explica Dr. Eleuses. Barueri, Hospital.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail