O Guri, programa de educação musical da Secretaria de Cultura do Estado, que é gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, abrirá inscrições entre 20 e 28 de janeiro. Os interessados devem realizar a matrícula diretamente no polo de sua preferência. Na região, existe um polo da unidade em Osasco, que fica na avenida Visconde de Nova Granada, 513.
As aulas começam em 3 de fevereiro e para participar não é preciso ter nenhum conhecimento prévio em música. São 13 mil vagas distribuídas pelos 46 polos do Guri na capital e na região metropolitana. Além de Osasco também existem unidades em Caieiras, Santo André, Arujá, Embu das Artes, Rio Grande da Serra e Guararema.
A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada polo. Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
Atualmente, o programa atende cerca de 13 mil crianças e adolescentes. Para poder se inscrever e iniciar os estudos no Guri, o interessado precisa necessariamente estar matriculado em uma escola regular, seja da rede pública ou particular. Alguns polos oferecem ainda o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.
Leia também
Os estudantes podem optar por instrumentos como violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, fagote, oboé, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, contrabaixo elétrico e guitarra, entre tantos outros e os cursos têm duração de dois a quatro anos. A iniciativa também oferece aulas de canto.
Para conferir a lista completa dos cursos e o local onde estão instalados os polos, acesse a página do Guri na internet: www.gurisantamarcelina.org.br.






