giro

Gripe: vacinação está prevista para começar terça (1º) em Santana de Parnaíba

Logo Giro
gripe
Para se vacinar, adultos e pais devem levar documento pessoal com foto, além de carteirinha de vacinação (Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

A imunização contra a gripe terá início pelos grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais. Confira mais detalhes

A reportagem do Jornal Giro entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Santana de Parnaíba nesta segunda-feira, 31 de março, para obter informações sobre a vacinação contra a gripe (Influenza). De acordo com o departamento responsável, a campanha está prevista para começar nesta terça-feira, 1º de abril, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A imunização terá início pelos grupos prioritários, que incluem idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Para se vacinar, adultos e pais devem levar documento pessoal com foto, além de carteirinha de vacinação.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

gripe
A principal complicação da doença são as pneumonias (Sumaia Villela/Agência Brasil)

Gripe: Estado de SP enviou 1 milhão de doses às cidades

Como informado pelo Jornal Giro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) antecipou o início da campanha de vacinação contra a gripe de 2025. Na sexta-feira (28) foram enviadas 1 milhão de doses aos 645 municípios paulistas.

Para Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de SP, a população precisa se conscientizar da importância da vacinação contra a gripe. “Estamos em uma época do ano onde diversos fatores contribuem para o aumento na transmissão do vírus da influenza, por isso, é fundamental reforçar que a população compareça aos postos para se imunizar contra a gripe, principalmente, os grupos mais sensíveis ao desenvolvimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave”, afirma Tatiana.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença.

Até o dia 20 de março, foram registrados 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza e 30 óbitos, no Estado de São Paulo. Em todo o ano passado, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

Saiba como evitar a influenza

Confira alguns cuidados:

  • Higienização frequente das mãos e objetos;
  • Mantenha o ambiente arejado;
  • Beber bastante água e manter-se hidratado;
  • Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes;
  • Reforçar a imunidade;
  • Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos; e
  • ⁠Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário.
gripe
A proliferação do vírus da influenza se intensifica devido às baixas temperaturas e ao ar seco (Divulgação)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail