O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem (25) em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, que iniciará a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, a partir do dia 6 de setembro. De acordo com a equipe estadual de saúde, foram realizadas inúmeras pesquisas que comprovam a eficácia da terceira dose na proteção contra a variante delta. “Reunimos evidências de todo o mundo e vimos que em vários países a dose de proteção extra é adequada para a população mais vulnerável”, declarou Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico.
O coordenador executivo do Comitê, João Gabbardo, reiterou que, mesmo com a intensificação da variante delta, o estado de São Paulo não apresentou alteração importante dos indicadores de saúde. Segundo o governo estadual, a vacinação está célere, sendo que 74,49% dos paulistas já tomaram ao menos uma dose e 34,08% já estão com o esquema vacinal completo. Gabbardo ressaltou que serão utilizadas as vacinas disponíveis para quem já está foi imunizado com as duas doses há mais de seis meses. Essa ação beneficiará cerca de 900 mil paulistas e a nova dose terá outra carteirinha, desta vez azul.
Até a tarde de quarta-feira (25), São Paulo havia registrado 4.229.600 casos e 144.767 mortes por covid, embora todos os indicadores estejam em queda há oito semanas (-11,9% no número de casos, -12,1% no número de internações e -10,2% nos óbitos). As taxas de ocupação de UTI marcavam 37,87% no estado e 36,70% na Grande São Paulo.







