Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Mobilidade: governador Tarcísio de Freitas assina extensão da Linha 4

Logo Giro
Governador Tarcísio de Freitas estará na cidade de Taboão da Serra (Divulgação/Governo de SP)

Tarcísio de Freitas fará assinatura que permitirá a extensão da Linha 4-Amarela. A previsão é de que as operações iniciem em 2028

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assina na próxima segunda-feira (10) um contrato entre o governo estadual e o Grupo CCR para a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra. O evento para a formalização da intervenção acontece às 11h na sede da Prefeitura Municipal, na rua Pedro Mari, nº 80 – Parque Assunção (antiga Niasi), ao lado do prefeito Aprígio da Silva (Podemos).

Em janeiro deste ano, o portal do governo do Estado de São Paulo publicou que a Secretaria de Parcerias em Investimento autorizou estudos para expansão da Linha 4 – Amarela em duas novas estações — Chácara do Jockey e Taboão da Serra –, com investimentos previstos em mais R$ 3 bilhões. A previsão é de que as obras comecem em dezembro deste ano e as operações iniciem em 2028.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

A extensão faz parte da promessa do governador Tarcísio de Freitas durante as eleições de 2022, que previa estender a rede metroviária para a região sudoeste da capital para aliviar o trânsito nas rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt, reduzindo o fluxo de veículos na capital e atender a população da região metropolitana.

Mobilidade: governador Tarcísio de Freitas assina extensão da Linha 4
Governo Tarcísio de Freitas assinará termo para ampliação da Linha 4 (Divulgação/Governo de SP)

A ligação entre o município de Taboão da Serra e o centro de São Paulo será reduzida para quem utilizar o transporte público. O tempo de viagem previsto é de 55 minutos e haverá integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e outros da região. A implementação das duas novas estações vai atender mais de 80 mil novos usuários por dia.

Atualmente, a Linha 4-Amarela opera em 12,8 km de extensão com 11 estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a expansão, ela ganhará mais 3,3 km, totalizando 16,1 km.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail