O site do jornal Giro S/A fechou o mês de novembro com um crescimento de 1996% dos pageviews em relação a novembro de 2018. Isso significa que o site chegou a uma marca significativa de visitas no período de um ano, considerando o conteúdo focado 100% em jornalismo isento e voltado para toda a região.
“Em apenas um ano vimos nosso tráfego de visualizações subir de 11 mil para 237 mil. Só podemos comemorar este feito. Claro que isso é resultado da nossa cobertura jornalística que fazemos questão de fazer com isenção e bom senso”, afirma Cláudia Azevedo, publisher do Giro S/A.
Outro fator pontual no desempenho do novo site do jornal é o projeto gráfico da homepage e canais das editorias. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento do novo site levou seis meses e ainda passa por um acompanhamento técnico para tornar a página ainda mais atraente para o leitor e também para o anunciante.
Segundo o Google Analytics, 85% dos leitores do site do Giro S/A usam o celular para acompanhar as notícias da região, ouvir os podcasts ou ver os videos de reportagens e entrevistas.
Por definição editorial, o jornal impresso Giro S/A faz a cobertura dos diferentes temas envolvendo a região como um todo e os assuntos locais de cada cidade (Cotia, Itapevi, Jandira, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba e Osasco).”Este é o nosso foco há 12 anos: fazer jornalismo regional. Mas a partir do site, além da cobertura regional, realizamos uma cobertura maior de assuntos que não entram no jornal impresso e também porque no site temos a incrível possibilidade de falarmos sobre temas que são de interesse dos nossos leitores”, emenda Cláudia.
Não existe mais on e off
Desde outubro de 2018 o pensamento que predomina na redação do Giro S/A é o de que não existe mais produção de conteúdo para online (site, podcast e redes sociais) e offline (jornal impresso). “É como o termo home office, que para nós já não se encaixa mais na dinâmica de jornalismo atual. Hoje, o termo que nos acompanha é o anywhere office. Ou seja, você pode fazer tudo de qualquer lugar”, diz Cláudia.
Esta matéria, por exemplo, foi redigida no metrô após uma entrevista feita por chamada de vídeo por app de mensagem com a publisher do Giro S/A. “Eu estava a caminho do jornal, saia da Vila Mariana e sabia que estava atrasado para liberar o texto para a editora responsável pelo fechamento do impresso. Decidi então me conectar com a chefe e escrever logo a matéria”, conta o editor do site, Gustavo Bornwinnson, destacando que, embora não exista mais os conceitos de online e offline dentro da estrutura jornalística do Giro S/A, é fundamental termos dois editores à frente dos produtos impresso e online. “Somos uma empresa de mídia e claro que é indispensável mantermos um sistema organizacional”, completa Cláudia.
Etapa 2020
Após lançar o novo site em outubro de 2019, o Giro S/A levou sua plataforma de podcast para o Spotify, reforçou o uso de QR Code e passou a utilizar a tecnologia de RA (Realidade Ampliada) em anúncios e conteúdo jornalístico.
Já para o próximo ano o jornal prepara o lançamento de novos conteúdos em plataformas online e também na versão impressa. “O mundo atual está totalmente conectado, mas é importante frisar que o jornal impresso continua tendo seu papel de canal de informação dentro da sociedade”, finaliza Cláudia.