giro

Primeira frente fria do outono chega a Osasco e região nesta quinta (3)

Logo Giro
frio agencia brasil 2 osasco
Temperaturas irão baixar nos próximos dias ( Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil)

Segundo o Climatempo, são esperadas mudanças nas temperatura e também de chuva, em Osasco e região, dando início efetivo ao outono

O mês de abril começa nesta terça-feira (1º) e com este novo período, haverá mudanças significativas no tempo de Osasco e outras 13 cidades da cobertura do Giro S/A. A primeira delas é uma frente fria que já está prevista para chegar ao território paulista nesta semana.

Segundo o Climatempo, são esperadas mudanças no padrão de temperatura e também de chuva, em Osasco e região, dando início efetivo ao outono. A mudança ocorrerá a partir de quinta-feira (03), com a chegada de uma frente fria.

Enquanto as primeiras massas de ar frio, que começariam efetivamente a impactar o estado de São Paulo, estão previstas para a primeira quinzena de abril.

No entanto, mesmo com a chegada do frio, conforme Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, mesmo com o calor previsto, Barueri e região dias de grande amplitude térmica durante toda a estação. Além disso, é mais improvável a ocorrência de ondas de calor durante os meses de outono.

“Abril marca esta “virada de chave” na temperatura, com a entrada das primeiras massas de ar frio por algumas áreas do interior do Brasil já na primeira quinzena do mês. Mas os períodos com “ares de outono” serão curtos, de três, quatro dias, e aí esquenta rapidamente e volta a sensação de calor, até no Sul do Brasil”, explica Lucyrio.

Em abril, está previsto temperaturas acima do normal, mas com muitas chuvas previstas para a faixa leste do estado de São Paulo. As mínimas podem chegar aos 15°C e as máximas na casa dos 28°C.

“Claro que não estamos falando do calor tão intenso como fez em fevereiro, por exemplo, mas as pessoas não devem contar com o friozinho do outono por muitos dias. O mês de abril ainda será predominantemente quente em parte do Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, só com estes breves picos de frio”, afirma Vinicius Lucyrio.

Outono em Osasco e região: três massas de ar frio na primeira quinzena de abril

Queda de temperatura será registrada em Osasco e região (Divulgação/Secom Osasco)

Ainda segundo o Climatempo, durante a primeira quinzena de abril, em Osasco e região, há a previsão três massas de ar frio de origem polar. Contudo, só a segunda e a terceira efetivamente vão causar queda de temperatura, sendo a mais forte será a terceira, no fim da primeira quinzena de abril.

Uma quarta massa de ar frio, com potencial para resfriamento acentuado no centro-sul do Brasil, está prevista para o final de abril.

Além disso, no quarto mês de 2025, será observado o início da redução das precipitações sobre a maioria das áreas do Brasil. A previsão da Climatempo é de que abril termine com um total de precipitação um pouco abaixo da média em quase todo o país.

Confira detalhes das três massas de ar polar previstas para Osasco e região

1ª massa de ar frio de origem polar

  • Quando: na virada de março para abril
  • Intensidade: fraca no continente
  • Influência no Brasil:
  • – Rio Grande do Sul, mas com leve resfriamento; o maior impacto será sobre a Argentina e sobre o Uruguai.

2ª massa de ar frio de origem polar

  • Quando: entre 5 e 9 de abril
  • Intensidade: fraca a moderada no continente
  • Influência no Brasil:
  • -leve resfriamento no extremo sul e leste do estado de São Paulo, onde a temperatura mínima pode baixar para 16°C/17°C em São

3ª massa de ar frio de origem polar

  • Quando: entre 12 e 16 de abril
  • Intensidade: moderada a forte no continente
  • Influência no Brasil:
  • – queda de temperatura moderada a forte no oeste, sul e leste do estado de São Paulo; temperatura mínima pode baixar para 14°C/15°C.

_

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail