Search
Close this search box.
giro

Forte chuva: carros submersos e avenidas alagadas deixam rastros de destruição em Alphaville

Logo Giro
Câmeras de Segurança da AREA Alphaville captaram os transtornos causados pela forte tempestade (Divulgação/AREA Alphaville)

Além de transtornos causados em Alphaville e Tamboré, os bairros Engenho Novo, Jardim Tupanci e Chácara Marcos, na região norte da cidade, também tiveram alagamentos, quedas de árvores e muros

Na noite de quarta-feira (1º), por volta das 21h30, uma forte chuva que atingiu as regiões de Alphaville e Tamboré, em Barueri, deixou diversas vias debaixo d’água. No período de 24 horas choveu no município 153mm e em 72 horas chegou a 185mm, informou a Defesa Civil de Barueri à reportagem. 

Segundo o órgão, no primeiro dia de fevereiro foram registradas ao menos 30 ocorrências em toda cidade. Mesmo assim, houve estragos principalmente na região norte de Barueri, que envolvem os bairros do Engenho Novo, Jardim Tupanci e Chácara Marcos. Nestes locais tiveram alagamentos, quedas de árvores e muros. 

Já em Alphaville e Tamboré, a demora no escoamento das águas causou transtornos aos moradores e frequentadores, já que algumas vias ficaram completamente intransitáveis, a exemplo do trecho da avenida Sagitário, em direção à avenida Ipanema que dá acesso ao viaduto e ao Alpha Square Mall, em Alphaville. No local, veículos ficaram submersos. A Defesa Civil explicou que naquela região há um córrego e com o excesso de água houve demora na drenagem. 

Um trajeto da Via Parque, ainda em Alphaville, também teve parte do trajeto coberto pelas águas da chuva, mas como havia drenagem, em poucos minutos o volume escoou para o rio Tietê.

Já no bairro do Tamboré, as regiões mais comprometidas foram a avenida Aruanã e também a esquina da alameda Araguaia com a avenida Tamboré — que tiveram parte das suas vias alagadas. Neste trecho há uma obra de contenção em andamento para evitar alagamentos. 

Obra em andamento
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, deu início no final de 2021 a essa obra que promete colocar fim às enchentes na região do Tamboré. No local, um túnel subterrâneo está sendo construído para canalizar, drenar e escoar as águas da chuva diretamente para o rio Tietê. O acesso possui cerca de um quilômetro de extensão e irá da alameda Araguaia até a avenida Piracema. As fortes chuvas de 1º de fevereiro não comprometeram este trecho. 

Receba nossas notícias em seu e-mail