Fora do páreo, prefeitos evitam ligação com pré-candidatos

​Políticos têm aparecido pouco ao lado dos atuais gestores; objetivo pode ser evitar desgaste, aponta cientista político
Gil, Carlão e Jaci – Prefeitos deixaram eleição em segundo plano

Fora da disputa, prefeitos de quatro cidades da região Oeste têm evitado os holofotes do período pré-eleitoral e, publicamente, dado um apoio tímido a pré-candidatos à sucessão. A ação pode se tratar de uma estratégia [veja ao lado].

Não irão para a eleição os prefeitos Gil Arantes (DEM), de Barueri, e Jaci Tadeu (PV), de Itapevi, que desistiram de concorrer, enquanto Carlão Camargo (PSDB), de Cotia, e Sergio Ribeiro (PT), de Carapicuíba, encerram a segunda gestão. 

Gil anunciou a desistência no começo do ano, após desgastes, mas justificou ter problemas de saúde. “Não teria condições de entrar numa campanha”, afirmou na época. Após a decisão, o grupo político acabou e todos os vereadores e aliados, inclusive do DEM, irão apoiar o ex-prefeito Rubens Furlan (PSDB). Uma eventual ligação entre Furlan e Gil tem sido evitada pelos grupos. 

Em Cotia, Carlão apoiará o vereador Rogério Franco (PSD), mas o prefeito só fez o anúncio na terça-feira (26), por conta do racha em seu grupo. 

No caso de Itapevi, Jaci abriu espaço para o retorno da ex-prefeita Ruth Banholzer (PTB) e esteve na convenção que oficializou a ex-petista, mas não é esperado no decorrer da campanha. “Ele não é político”, disse Ruth, recentemente.