A partir desta quarta-feira (22), as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais voltaram do recesso e reiniciaram o período letivo. Apoiados por recursos tecnológicos, professores e alunos do Centro Paula Souza (CPS) terão a partir de agora e enquanto durar o período de isolamento, aulas virtuais.
O recesso escolar nas unidades dirigidas pelo CPS foi antecipado para preservar a saúde dos alunos, professores e demais funcionários.
Nesse período, equipes de especialistas, professores, gestores e supervisores buscaram alternativas pedagógicas para a retomada das atividades. Foi formado o Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), composto por equipes pedagógicas e administrativas, que avaliou propostas e soluções para esta nova etapa de ensino.
Depois do período de análise, o CPS vai oferecer gratuitamente para todos os alunos, acesso gratuito ao Microsoft Teams, espaço de trabalho do Office 365. O software permite reunir pessoas, conversas e conteúdo com as ferramentas que necessárias para colaboração comunitária. É naturalmente integrado com os aplicativos do Office e construído a partir do zero na nuvem global e segura do Office 365.
No ambiente virtual de aprendizagem será possível assistir a aula em tempo real e até interagir com os colegas. O GEEaD estará a postos para auxiliar a todos durante a adaptação.
“Tenho certeza que os alunos vão dominar a tecnologia num curtíssimo espaço de tempo”, afirma a professora Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza.
Segundo a professora, na primeira semana será dedicada à palestras e estudo das cartilhas tutoriais para a utilização do Teams. Em maio começam as aula on line com os conteúdos de cada curso.
“Não estávamos preparados para essa situação tão inusitada. Por isso, estamos nos reinventando e aprendendo juntos.