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Explodem as reclamações no Procon sobre vendas online

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O crescimento das reclamações acompanharam o crescimento das vendas online (foto: Pixhere)

As queixas relacionadas às vendas online cresceram mais do que 100% de acordo com o Procon de São Paulo. No primeiro trimestre de 2019 foram 17.108 reclamações, contra 35.789 no mesmo período de 2020.

Os casos mais relatados pelos consumidores são: demora ou não entrega do produto, seguidos por problemas com cobrança e produtos com defeitos. Os consumidores reclamaram também de problemas com contrato, pedido ou orçamento, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido.

Segundo o Procon, no primeiro trimestre deste ano, os casos apresentaram uma alta muito expressiva, o que revela que os fornecedores não se prepararam para um pós-venda adequado.

De acordo com Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor, o Procon irá multar as empresas que estão agindo em desacordo com a lei.

No site do Procon é possível ver todos os registros das reclamações relativas a compras pela internet desde 2016.

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